Já se viu a luz ao fundo do Túnel do Marão

Custo final da obra vai ficar-se pelos 270 milhões de euros. E a portagem para atravessar os 5,6 quilómetros de túnel será de dois euros. Obra estará concluída no primeiro trimestre de 2016

Fotogaleria
Momento de varamento final da galeria sul do túnel do Marão Fernando Veludo/NFactos
Fotogaleria
Os explosivos são detonados com muita distância de segurança do ponto de varamento Fernando Veludo/NFactos
Fotogaleria
Aspecto da galeria do túnel já com betonagem final Fernando Veludo/NFactos
Fotogaleria
O momento era aguardado por toda a gente. Fernando Veludo/NFactos
Fotogaleria
Foi dia de festa para todos. Fernando Veludo/NFactos
Fotogaleria
Trabalhadores da obra junto á entrada poente do Túnel. Fernando Veludo/NFactos
Fotogaleria
As obras vão prosseguir até ao fim do ano. Aqui, aspecto da entrada nascente do túnel Fernando Veludo/NFactos

A sirene tocou três vezes. As explosões e os abalos sentiram-se oito. Minutos depois, vários quilómetros atravessados por uma galeria já com revestimento final em vários troços, e chegados ao ponto exacto em que as duas frentes de perfuração se juntam (o chamado varamento da galeria), aguardou-se pouco mais de 45 minutos, enquanto as retroescavadoras, uma de cada lado, removiam os escombros. Às 13h45 era oficial: o caminho estava aberto e era possível passar ao longo de todos os 5,6 quilómetros da galeria sul do túnel do Marão.

 “É um momento histórico”, disse António Ramalho, presidente da InfraEstruturas de Portugal (IP), a dona de obra desde há 844 dias. Sem esconder a emoção e o orgulho de estar em causa uma obra que avançou em “prazos recordes”, e com “um nível e eficiência e segurança exemplar”, Ramalho disse que aquele era o dia de “todos os trabalhadores” que se empenharam em conduzir uma empreitada que contou com zero acidentes.

Numa pequena cerimónia onde assinalou o momento, o presidente da IP permitiu-se historiar aquele que foi o primeiro exemplo de resgate de uma concessão contratada em regime de Parceria Público-Privada (PPP). “Quando tomámos conta da obra, disseram-nos, até da Comissão Europeia, que estávamos a ser muito ambiciosos, que os prazos eram impossíveis, que a obra não iria avançar quanto mais acabar. O que eles não sabiam é que tínhamos gente desta fibra e desta qualidade”, discursou o presidente. Foi sempre em registo laudatório e de agradecimento que António Ramalho se permitiu, também, a dar outras boas notícias: a de que a obra iria ficar bem mais barata que o previsto (entre 260 a 270 milhões de euros, em vez dos 350 milhões de euros previstos na PPP inicial) e que, em consequência, também as portagens que vão ser cobradas para atravessar o túnel rodoviário– o maior da Península Ibérica – iriam baixar dos 2,85 euros previstos para os 2 euros. “Talvez até menos”, admitiu o presidente da IP.

As obras do túnel pararam em Junho de 2011. Quando a IP assumiu a concessão, após o resgate, dois anos depois recebeu a obra com 60% dos trabalhos realizados e já com 200 milhões de euros investidos. Esta segunda fase da obra, que foi dividida em quatro empreitadas (os acessos a poente, adjudicados à Opway, os acessos a  nascente, entregues à Ferrovial; o túnel propriamente dito, adjudicados à EPOS-Empresa Portuguesa de Obras Subterrâneas; e por fim, a empreitada de instalação do sistema de portagens, adjudicado à Ascendi) teve como principal objectivo a redução dos custos e do risco.

“A divisão em empreitadas foi particularmente útil, porque permitiu o aumento da concorrência. O concurso dos dois lados teve cerca de 12 concorrentes a procurarem agressivamente a obra. No túnel tivemos seis concorrentes, é uma empreitada de maior complexidade técnica. O resultado foi conseguirmos consignar as obras com uma margem de desconto de 27% face ao preço inicial”, explicou. No total, a obra ficou orçada em 149 milhões de euros. O facto de a Comissão Europeia ter aceite o financiamento no passado mês de Agosto de 89 milhões, leva a que o esforço financeiro a suportar pela IP tenha ficado em 61 milhões. “Por isso, no total, ficará entre os 260 e os 270 milhões”, rematou.

De acordo com o cronograma da obra – que tem sido cumprido sem derrapagens - ainda este mês de Outubro deverá proceder-se ao varamento da galeria norte (a empreitada inclui dois tuneis gémeos, de 5,6 quilómetros de extensão cada) e até ao final do ano estarão concluídos os trabalhos de construção do túnel, com betonagem final e asfalto concluído – a data limite é o dia 24 de Dezembro. As empreitadas de acesso rodoviário tanto a nascente como a poente do túnel também deverão estar concluídas em Dezembro, seguindo-se depois dois meses de testes e de instalação de todo o sistema de sinalética e segurança no interior do túnel.

A IP tenciona abrir ao tráfego esta obra de ligação entre Trás-os-Montes e o Douro Litoral, “ajudando a diminuir os 40% de diferença de PIB per capita das duas regiões” e “melhorando a ligação do litoral à fronteira de Espanha”, ainda no primeiro trimestre de 2016.

Sugerir correcção
Ler 59 comentários