G20 com crescimento de 0,8% nos últimos três meses de 2013

Ritmo de progressão do PIB desacelerou na maioria dos países do G20 no quarto trimestre do ano passado.

Foto
A China, a segunda maior economia do mundo, regista o maior crescimento entre os países do G20 Lang Lang/Reuters

O crescimento das economias dos G20 abrandou entre Outubro e Dezembro de 2013 em relação aos três meses anteriores. O produto interno bruto (PIB) do grupo de países que inclui as maiores economias do mundo e as principais potências emergentes aumentou 0,8% no quarto trimestre face ao trimestre anterior, segundo dados publicados nesta segunda-feira pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

O crescimento trimestral só acelerou em Itália, França, Alemanha, Austrália, África do Sul e no conjunto da União Europeia. A China continuou a ser o país com o maior crescimento trimestral. Mas o ritmo de crescimento da segunda maior economia do mundo também desacelerou do terceiro trimestre para o seguinte, baixando de 2,2% para 1,8%.

Para além da China, apenas a Indonésia, a Índia, a África do Sul e a Coreia do Sul tiveram um crescimento acima da média do G20. Na Indonésia, o PIB manteve o ritmo de crescimento nos 1,4%, enquanto na Índia a economia avançou 1% (contra 1,8% nos três meses anteriores) e na Coreia do Sul o crescimento foi já de 0,9% (contra 1,1% no período anterior).

Para este ano, a OCDE prevê, aliás, que os riscos que permanecem sobre algumas economias emergentes possam arrefecer o ritmo de crescimento da economia global, dado o peso crescente dos países emergentes no PIB mundial.

Apesar da desaceleração, a OCDE diz que o ritmo de crescimento continua a ser sustentado. E a mesma análise faz do Reino Unido, onde a economia cresceu 0,7% (face a 0,8% no terceiro trimestre), e nos Estados Unidos, onde a progressão foi de 0,6% (contra 1%).

No Canadá e no Japão, o crescimento manteve-se inalterado, nos 0,7% e nos 0,2%, respectivamente. Entre as três maiores economias da zona euro, a Alemanha apresentou o maior crescimento (de 0,3% para 0,4%), seguindo-se França (com o PIB a avançar 0,3% depois de uma estagnação no terceiro trimestre) e Itália (com um crescimento de 0,1%, a primeira variação positiva trimestral depois de nove trimestres de contracção do PIB).

Já na comparação entre o quarto trimestre de 2013 e o mesmo período do ano anterior, o G20 teve um crescimento de 3,3%, um ritmo superior ao do trimestre anterior, em que o crescimento homólogo fora de 2,9%. Para o conjunto da OCDE, a estimativa é de um crescimento de 2%, antecedido de uma progressão de 1,5% no terceiro trimestre.

Do G20 fazem parte a Argentina, a Austrália, o Brasil, o Canadá, a China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, Coreia do Sul, México, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Turquia, Reino Unido, Estados Unidos e o conjunto da União Europeia.

Notícia corrigida às 18h49: Rectificado o período relativo ao quarto trimestre.

Sugerir correcção
Comentar