Fusão da Holcim e Lafarge será concluída em 2015

Operação entre as duas maiores cimenteiras do mundo tem um valor próximo dos 40.000 milhões de euros.

Foto
Lafarge tem um valor de mercado inferior ao da Holcim Reuters

As duas maiores cimenteiras do mundo, a suíça Holcim e a francesa Lafarge, anunciaram nesta segunda-feira um acordo de fusão, abrindo caminho à criação da maior empresa cimenteira do mundo, com um valor de 40.000 milhões de euros.

Os dois grupos pretendem fechar o negócio até ao primeiro trimestre de 2015 e as acções na nova empresa vão estar cotadas nas bolsas de valores de Paris e de Zurique.

A nova empresa, que deverá designar-se LafargeHolcim, "terá uma posição única em 90 países e será uniformemente equilibrada entre os países em desenvolvimento e os em forte crescimento", refere um comunicado conjunto das empresas.

O conselho de administração será presidido por Wolfgang Reitzle, enquanto Bruno Lafont assumirá o papel de presidente executivo.

As linhas gerais da fusão foram aprovadas pelas administrações das duas empresas em reunião realizada este sábado, segundo avançou o jornal francês Le Figaro, na edição online de domingo.

O encontro também foi confirmado pela Reuters, junto de fonte conhecedora do processo, que adiantava que os termos da fusão das duas cimenteiras, até agora grandes rivais, seria anunciado nesta segunda-feira.


Na sexta-feira, as duas empresas tinham já confirmado a existência de negociações com vista à sua fusão. Através de comunicados idênticos, diziam estar "em conversações avançadas" para uma possível combinação dos seus negócios. Tendo conta o que dizem ser a "enorme complementaridade" ao nível dos portefólios, e a "proximidade cultural", sublinhavam ser racional considerar uma fusão.

De acordo com o Le Figaro, a operação passará pelo lançamento, por parte da Holcim, de uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre a Lafarge (cujo valor de mercado é menor), a ser paga integralmente em acções. Ou seja, quem aceitar vencer acções da Lafarge recebe acções da Holcim, pelo que a operação acaba por revestir as características de uma oferta pública de troca (OPT) de títulos.

Ainda de acordo com o jornal, no encontro de sábado também já ficou decidido que a sede da nova empresa ficará na Suíça, mas mantendo sedes operacionais nos dois países. E que o presidente executivo da nova empresa será Bruno Lafont, o actual CEO da Lafarge. Este movimento fará disparar ainda mais os valores das fusões e aquisições, que ganharam novo fôlego este ano. De acordo com dados da Bloomberg, é a Europa quem tem liderado pela nova vaga, com 110 mil milhões euros só nos primeiros três meses do ano (com destaque para os negócios em Telecomunicações e Tecnologia).

Segundo a fonte citada pela Reuters, na reunião de sábado os responsáveis das duas empresas já começaram a analisar eventuais problemas de concorrência, uma matéria delicada, já que a operação terá de receber luz “verde” da Comissão Europeia, bem como dos reguladores de outros países.

Bruxelas terá de avaliar se a união das duas cimenteiras cria uma posição de domínio em mercados como o europeu e o norte-americano. Ao nível da decisão comunitária, esta poderá passar por uma aceitação condicionada, ou seja, impondo a venda de algumas fábricas. Vários concorrentes viram as suas acções subir na sexta-feira, já que a possível venda de fábricas significará o reforço de outras empresas, como a alemã Heidelberg, a irlandesa CRH, as italianas Buzzi e Italcementi, a mexicana Cemex e as brasileiras Camargo Corrêa (dona da Cimpor) e Votorantim. Isto apesar de, conforme afirmou uma analista à Reuters, os negócios serem muito complementares, ou seja, não existe muita sobreposição. A Lafarge está mais presente em África e no Médio Oriente, enquanto a Holcim cresceu mais na América Latina.

A união dos dois gigantes europeus permitirá uma redução de custos e ajudará a enfrentar o aumento dos preços da energia, numa conjuntura de redução da procura, iniciada em 2008 com a crise financeira internacional. Em consequência da crise, tanto a Lafarge como a Holcim tiveram que reduzir a actividade de muitos dos seus fornos, havendo casos em que a operação começou a gerar prejuízos.

As duas empresas apresentam um endividamento elevado, que no caso da Lafarge tem sido alvo de vários cortes de  ratings, encontrando-se actualmente em níveis abaixo do chamado investment grade (especulativo ou lixo).

As duas companhias praticamente repartem a liderança mundial do mercado de cimentos. A Holcim emprega, actualmente, 71 mil pessoas em 70 países, enquanto a Lafarge ocupa 65 mil trabalhadores em 64 mercados diferentes.

Os nomes dos dois gigantes do cimento não são estranhos em Portugal.  A Holcim chegou a avançar, aliada a Pedro Queiroz Pereira (que controla a Secil), para uma oferta pública de aquisição sobre a Cimpor que acabou por não ter sucesso. Nesse processo, a Lafarge adquiriu uma posição de 17% na cimenteira portuguesa que acabaria por vender à Camargo Corrêa quando o grupo brasileiro assumiu uma posição de controlo na companhia.

Sugerir correcção
Comentar