Fundos e Semapa já entregaram à Oi proposta de compra da PT Portugal

Proposta conjunta dos fundos Apax e Bain e da Semapa concorre com a dos franceses da Altice.

Foto
Títulos voltam a fixar novo mínimo histórico a 0,62 euros

Como esperado, o consórcio formado pelos fundos Apax Partners, Bain Capital e pela Semapa entregou nesta sexta-feira à Oi e à PT SGPS a proposta vinculativa de compra da PT Portugal. Aos vendedores da PT Portugal chegou também uma nova proposta da Altice.

A proposta indicativa dos fundos, anunciada em meados deste mês, avaliava a PT em 7075 milhões de euros, condicionando o pagamento de 800 milhões de euros a resultados futuros da empresa portuguesa.

O PÚBLICO apurou que esta proposta é integralmente financiada pelo Barclays, Bank of America Merrill Lynch, UBS, UniCredit e Royal Bank of Scotland.

A posição final da Semapa neste consórcio deverá ficar ligeiramente abaixo do 10%. “A Semapa acredita que, através desta aliança com os fundos Apax e Bain, estará a contribuir para um futuro optimista da operação da PT Portugal, permitindo à empresa manter-se como líder no mercado nacional, nos vários segmentos onde actua, designadamente na área das comunicações móveis, fixas, internet, televisão e inovação”, disse fonte oficial da Semapa numa declaração enviada ao PÚBLICO.

A mesma fonte adianta que a Semapa tem “uma perspectiva de investimento de longo prazo com esta entrada no capital da PT Portugal”. A holding de Pedro Queiroz Pereira quer, “dentro do possível, assumir um papel de accionista português de referência”. Esta é uma “estratégia que pretende que se mantenha no futuro”, acrescenta.

Uma estratégia que, de resto, contrasta com a dos fundos, que geralmente ficam nas empresas apenas o tempo suficiente para delas extraírem o máximo de valor possível. Ao que o PÚBLICO apurou, Pedro Queiroz Pereira estaria disponível para manter-se na empresa, mesmo num cenário futuro de saída dos fundos do capital.


Além da oferta vinculativa dos fundos e da Semapa, os vendedores da PT Portugal receberam ainda uma nova proposta da Altice. Ao contrário da manifestação de interesse dos fundos, a proposta que a empresa francesa (dona da Oni e da Cabovisão) tinha apresentado no início deste mês já era vinculativa e estava totalmente financiada.

Os moldes são semelhantes à proposta dos fundos (condicionando 800 milhões a resultados futuros), embora o preço seja menor: 7025 milhões de euros.

Nesta sexta-feira, a Altice anunciou que vai estabelecer uma parceria estratégica com os CTT (que deverão receber pelo menos 30 milhões de euros com o acordo) se conseguir garantir a compra da PT Portugal.


Sugerir correcção
Comentar