Fundo de capital de risco quer comprar cadeia de lojas Espaço Casa

Operação de concentração aguarda luz verde da Autoridade da Concorrência.

Foto
Rodrigo Guimarães, Elizabeth Rothfield e Marco Lebre, sócios da Explorer, fotografados em 2008 Enric Vives-Rubio

O Fundo Explorer III, detido pela Explorer Investments, notificou a Autoridade da Concorrência (AdC) da compra da Espaço Casa, empresa portuguesa de produtos para o lar. A operação de concentração aguarda luz verde do regulador.

Num anúncio publicado nesta quinta-feira pela AdC, lê-se que a fusão consiste na aquisição do “controlo exclusivo da Marec, Espaço Casa”, mediante “a aquisição de acções representativas do seu capital social”.

A Espaço Casa é uma empresa portuguesa que nasceu em 2005 com a abertura de uma loja no concelho de Almada. Tem actualmente 42 estabelecimentos em todo o país.

Por seu lado, o Fundo Explorer III tem em carteira  quatro empresas (Totalmédia, São Roque, Finieco e Multiflow) e, segundo informação disponível no seu site, tem ainda disponíveis mais de 200 milhões de euros por investir.

Este fundo de capital de risco tem como objectivo “investimentos de 10 milhões de euros a 30 milhões de euros em empresas portuguesas e, excepcionalmente, espanholas”, avaliadas entre 20 milhões e 150 milhões de euros, “nível sustentado de dívida e potencial de crescimento orgânico ou por aquisição”.

A Explorar, detida por Rodrigo Guimarães, Elizabeth Rothfield e Marco Lebre, gere fundos com activos superiores a 900 milhões de euros. Vendeu, em 2008, as editoras Casa das Letras, Editorial Teorema, Estrela Polar e Sebenta ao grupo Leya.

Sugerir correcção
Comentar