Fuga de capitais da Rússia pode chegar aos 73 mil milhões de euros em 2014

Saída de dinheiro no primeiro trimestre pode atingir os 60 mil milhões, quase tanto como em todo o ano de 2013

Foto
Banco central russo já garantiu apoio à banca ALEXEY SAZONOV/AFP

A fuga de capitais da Rússia, precipitadas pela crise na Ucrânia, pode atingir os 100 mil milhões de dólares este ano (72.600 milhões de euros), travando o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 0,6%, avançou o ministro russo da Economia, Alexeï Oulioukaïev.

Pelas contas do governante, citado pela Itar-Tass, as saídas líquidas de capitais devem atingir os 60 mil milhões no primeiro trimestre, quase tanto como em todo o ano de 2013, quando chegaram aos 62.700 milhões.

“Se partimos do princípio de que este é um fenómeno excepcional, iremos atingir um volume de saída que pode alcançar os 100 mil milhões este ano. E perante este cenário, a previsão de crescimento da economia deve recuar 0,6%”, disse, perante um encontro com investidores. Desde o início do ano que a Rússia viu cair o nível de investimentos na ordem dos 5% em Janeiro e Fevereiro. As estimativas do Governo russo são que o investimento caia 1,3% em 2014.

Antes da ameaça de sanções dos Estados Unidos e da União Europeia, em resposta à anexação da Crimeia pela Rússia, a actividade dos bancos russos já se encontrava comprometida por um movimento acelerado de fuga de capitais dos investidores internacionais e grandes depositantes russos. As estimativas mais recentes apontavam para montantes equivalentes a 3% do PIB. O Sberbank, o maior banco da Rússia, adiantou recentemente que só nos primeiros dois meses deste ano foram transferidos cerca de 25 mil milhões de euros do país.

Nesta quinta-feira, o governador do banco central russo já veio garantir que vai apoiar os bancos nacionais com liquidez mas ainda é cedo para adoptar essa medida.

Sugerir correcção
Comentar