França atinge recorde de 3,2 milhões de desempregados

Quase 1,9 milhões estão sem trabalho há um ano ou mais. Governo francês prevê que o desemprego comece a baixar na recta final do ano.

Foto
O desemprego aumentou, em Março, mais entre os homens FRED DUFOUR/AFP

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego em França subiu, em Março, para 3,2 milhões, um pico recorde num mês em que, por dia, foram mais de mil os desempregados que entraram para as estatísticas oficiais divulgadas na quinta-feira pelo Ministério francês do Trabalho.

Desde Janeiro de 1997 que não havia registo de tantas pessoas ali registadas (população que não exerce qualquer actividade remunerada) num país onde a taxa de desemprego medida pelo Eurostat atingia (em Fevereiro) 10,8% da população activa.

Os dados referem-se às pessoas que não exercem qualquer actividade remunerada e que estão à procura de emprego. Se a esse universo se somarem aqueles que têm uma actividade reduzida à procura de um novo emprego, e os que já desistiram de o procurar activamente, o número de inscritos nos centros passa a barreira dos cinco milhões.

Havia em Março mais 11,5% desempregados do que um ano antes. Nesse mês, acorreram aos centros de emprego mais 36900 pessoas – um aumento de 1,2% face a Fevereiro.

Num ano de incerteza sobre a evolução da actividade da segunda maior economia da zona euro (o Governo francês prevê uma estagnação, o FMI aponta para um recuo do PIB de 0,1%), o executivo está a contar com um ligeira retoma na criação de postos de trabalho na segunda metade de 2013 e um recuo na taxa de desemprego no último trimestre.

Os franceses que acreditam que tal vai acontecer este ano são uma minoria – e também poucos os que consideram a meta do Governo atingível. Isso mesmo mostra uma sondagem da BVA divulgada nesta sexta-feira. Só 5% dos inquiridos antevêem que haverá em 2013 um travão na subida do desemprego (e 10% consideram que o objectivo é concretizável).

No plano de estabilidade e reforma que apresentou a 17 de Abril, o Governo falava numa conjuntura degradada, mas a caminho da recuperação. Os últimos dados sobre o desemprego não são, porém, animadores – nem em França, nem na zona euro (em Espanha, por exemplo, o número de desempregados ultrapassou a barreira dos seis milhões).

Número de desempregados jovens aumenta 1,3%
O número de inscritos nos centros de emprego em França está a aumentar há quase dois anos. E na chamada França metropolitana, quase 1,9 milhões de pessoas estão fora do mercado de trabalho há um ano ou mais tempo – são o rosto do que nas estatísticas se designa como desemprego de longa duração; em Março o número de pessoas nesta situação aumentou 1,1% em relação a Fevereiro e 15,1% face ao mesmo mês de 2012.

O total de homens desempregados aumentou 1,3% num mês (12,9% num ano); entre a população feminina desempregada, o aumento foi de 1% entre Fevereiro e Março (e de 10% em relação a Março de 2012).

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego aumentou, num mês, 1,3% entre os jovens (a faixa etária até aos 25 anos) e 10,9% num ano. Entre quem tem 50 anos ou mais, o aumento em Março foi igualmente de 1,3% face a Fevereiro e de 17% face a um ano antes.

 

Sugerir correcção
Comentar