Foram precisos 172 anos para a The Economist ter uma directora mulher

Zanny Minton Beddoes vai substituir John Micklethwait, que estava há nove anos na direcção da revista britânica.

Foto
Zanny Minton Beddoes está na revista desde 1994

Mais de 170 anos depois, a The Economist vai ser dirigida por uma mulher. Zanny Minton Beddoes assume o cargo, a partir de 2 de Fevereiro, substituindo John Micklethwait, que estava há nove anos a liderar a revista.

Zanny Minton Beddoes é, assim, a primeira mulher numa lista de 16 directores que desde 1843 passaram pela revista económica, fundada por James Wilson, um fabricante de chapéus da Escócia. Era actualmente a editora da secção de empresas e finanças e está na The Economist desde 1994, depois de dois anos como economista no Fundo Monetário Internacional.

“Estou muito contente por ter esta oportunidade para dirigir a The Economist. É uma das maiores instituições do jornalismo, com uma equipa extraordinariamente talentosa”, comentou, em comunicado. O conselho de administração destacou a sua “longa experiência” na revista.

A presença das mulheres no topo das empresas é um tema que também passou, nesta sexta-feira, por Davos, onde estão reunidos os líderes mundiais. A actriz Emma Watson voltou a lembrar a campanha HeForShe, lançada em Setembro em Nova Iorque e que, garante, teve “um impacto inesperado”.

Os números mais recentes mostram, por exemplo, que apenas 11% dos gestores em Silicon Valley, o berço das tecnológicas nos Estados Unidos, são mulheres.

Portugal tem ainda menos mulheres no topo
Em Portugal, apenas 33,7% das mulheres são “representantes do poder legislativo e de órgão executivos, dirigentes, directoras” ou executivas, uma percentagem que diminuiu em 2013 face a 2012 (menos 1,4 pontos percentuais). Um relatório recente da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego realça que as diferenças entre homens e mulheres no mercado de trabalho “são, também, visíveis ao nível das profissões e das diferentes actividades económicas”.

Apesar de cada vez maior habilitação escolar, as mulheres continuam em maioria no grupo dos “trabalhadores não qualificados” (72%), no de “pessoal administrativo” (63,3%) e entre os “trabalhadores dos serviços pessoais, de protecção e segurança e vendedores” (63,1%). Ainda assim, estão em maioria entre os especialistas “das actividades intelectuais e científicas” (60,4%).

Ao mesmo tempo — diz a Comissão Europeia —, apenas 9% dos membros do conselho de administração das empresas cotadas na Bolsa de Lisboa (PSI 20) são mulheres. A média europeia é 18%.

Sugerir correcção
Comentar