FMI continua a não acreditar na aceleração da economia portuguesa

Previsões do Fundo voltam a colocar Portugal a crescer, a partir do próximo ano, abaixo da média europeia e longe das projecções do Governo. Ainda assim, FMI está mais optimista em relação ao desemprego.

Foto
Instituição liderada por Largarde tem defendido que Portugal precisa de ser mais ambicioso nas reformas estruturais que pretende realizar REUTERS/Jonathan Ernst

Num ambiente de recuperação modesta na Europa e de riscos significativos provenientes dos mercados emergentes, o Fundo Monetário Internacional manteve as suas previsões de crescimento para Portugal, antevendo uma tendência de abrandamento nos próximos anos que deverá colocar o país a crescer a um ritmo mais baixo que a maior parte dos seus parceiros europeus.

No relatório semestral publicado esta terça-feira, a entidade liderada por Christine Lagarde apresenta as suas previsões para a economia mundial, mostrando-se mais pessimista do que aquilo que acontecia em Abril. O crescimento estimado este ano para o Globo é de 3,1% quando há seis meses era de 3,5% e, para 2016, a revisão em baixa foi de 3,8% para 3,6%. Em Julho, o FMI também tinha apresentado previsões intercalares que eram mais optimistas do que agora.

As razões para o abrandamento encontram-se mais nos mercados emergentes do que nas economias classificadas como avançadas. Na zona euro em particular, as previsões de crescimento do FMI ficaram exactamente iguais às que tinham sido feitas em Abril, com um crescimento de 1,5% este ano e 1,6% em 2016. Os países da moeda única continuam a estar, contudo, entre aqueles que perspectivas de crescimento mais baixas apresentam à escala mundial.

Portugal, neste cenário, continua a gerar muito pouca confiança junto dos responsáveis do FMI relativamente à capacidade para pôr em marcha uma retoma forte da economia, não tendo também sido feita qualquer alteração das projecções publicadas.

Em relação à estimativa de crescimento para este ano, os 1,6% apresentados são exactamente iguais aos que antecipa o Governo, com Portugal a conseguir um desempenho melhor do que a média da zona euro, que cresce 1,5%.

No entanto, para os anos seguintes, as projecções do FMI são bastante mais negativas do que as do Executivo. Em 2016, o Fundo continua a ver Portugal a crescer apenas 1,5%, um valor que não só é menor do que a média europeia de 1,6%, como fica consideravelmente abaixo dos 2% que são previstos pelo Governo no Programa de Estabilidade.

Para o médio prazo, o FMI revela bastante pessimismo em relação ao potencial de crescimento da economia, não acreditando que o país consiga crescer mais do que 1,2% em 2020. A confirmar-se esse cenário, nesse ano, Portugal continuaria a divergir face à média da zona euro, que cresceria 1,6%, sendo o terceiro país (apenas à frente da Itália e da Áustria) com um pior desempenho. No Programa de Estabilidade, o Governo vê a economia portuguesa a crescer a uma taxa de 2,4% ao ano entre 2017 e 2019.

Apesar de as projecções de crescimento económico não terem sido alteradas, o FMI viu-se forçado, perante os dados entretanto conhecidos, a ficar mais optimista em relação à evolução do desemprego. Em Abril, apostava que a taxa de desemprego portuguesa fosse de 13,1% este ano e de 12,6% no próximo. Agora, depois de o desemprego ter caído para 11,9% no segundo trimestre de 2015, aponta para uma taxa de 12,3% na totalidade deste ano e de 11,3% em 2016.

No que diz respeito às contas públicas, o Fundo continua a prever que Portugal continuará a apresentar um défice público acima de 3% no final do presente ano. Ainda assim, revê ligeiramente em baixa a sua previsão, acompanhando o que já tinha feito a Comissão Europeia: de uma estimativa de défice de 3,2% do PIB passou para 3,1%. O Governo tem como meta um défice de 2,7%. Para 2016, o Fundo prevê um valor de 2,7%, o que compara com os 1,8% projectados pelo Governo.

Faltam reformas
Esta diferença de opiniões entre o Governo e o FMI em relação ao potencial de crescimento da economia portuguesa tem sido clara em diversos relatórios desde a saída da troika do país. O FMI tem defendido que Portugal precisa de ser mais ambicioso nas reformas estruturais que pretende realizar, tanto no mercado de trabalho como de produto. Se não o fizer, tem dito o Fundo em anteriores relatórios, a economia terá dificuldades em crescer mais rapidamente num cenário de ganhos reduzidos de competitividade internacional e forte endividamento dos agentes económicos.

Nas suas previsões para Portugal publicadas esta terça-feira, o Fundo continua a apontar para que o país, apesar do ritmo de crescimento lento, mantenha o seu saldo com o exterior equilibrado, não voltando aos défices superiores a 10% do PIB registados no passado.

No relatório agora publicado pelo Fundo Monetário Internacional, Portugal também é apresentado como exemplo, ao longo das últimas décadas, de como as recessões acabam por ter efeitos negativos de longo prazo no crescimento potencial das economias. É o chamado “efeito de histerese”, que, a existir, dá argumentos aos responsáveis pela política económica e monetária para tentarem contrariar com mais energia, logo no curto prazo, uma recessão.

O FMI reproduz nesta questão o trabalho que foi apresentado por Olivier Blanchard (ex-economista chefe do Fundo), Eugenio Cerruti e Lawrence Summers no Fórum do BCE que se realizou no passado mês de Maio na Penha Longa, em Sintra.

Riscos crescem no Globo
Em relação ao total da economia mundial, o relatório semestral do FMI é dominado pelos riscos e incertezas trazidos nesta fase pelo cenário de queda dos preços das matérias-primas, nomeadamente o petróleo, as fugas de capitais que podem ser sentidas pelos mercados emergentes e a possibilidade de variações extremas nas taxas de câmbio.

As economias emergentes são, em particular, as que se encontram num cenário de maior fragilidade, uma vez que são elas que, em muitos casos, são exportadoras de matérias-primas, sendo igualmente as que estão a sentir o impacto nas suas divisas do anunciado regresso da subida de taxas de juro nos Estados Unidos. A recente crise nos mercados na China, em particular, é vista como um sinal de alerta em relação aos riscos que corre actualmente a economia mundial. “Num ambiente de declínio dos preços das matérias-primas, maior volatilidade nos mercados financeiros e fluxos de capital reduzidos para os mercados emergentes com pressão sobre as suas divisas, os riscos negativos para o cenário aumentaram, particularmente nos mercados emergentes e nas economias em desenvolvimento”, afirma o relatório do FMI.

A economia emergente que mais está a sofrer com esta combinação de factores é neste momento a brasileira. Neste relatório, o FMI prolongou a sucessão de revisões em baixa para o crescimento do Brasil este ano: em Abril apontava-se para uma contracção do PIB de 1%, em Julho a queda prevista era de 1,5% e agora a recessão estimada acentuou-se para 3%. O Fundo também já prevê agora que a quebra da economia se prolongue por 2016, com uma nova redução do PIB de 1%.

Em relação à China, cuja instabilidade nos mercados assustou o resto do Mundo nos últimos meses, o FMI mantém as mesmas previsões de um crescimento abaixo de 7% neste ano e no próximo.

Como soluções para estes problemas, o Fundo diz que não há uma receita que sirva para todos. Na apresentação do relatório, o novo economista chefe do FMI, Maurice Obstfeld, disse que as economias emergentes e em desenvolvimento “precisam de estar preparadas para a normalização da política monetária nos Estados Unidos” e que as economias avançadas “continuam a ter de lidar com os legados da crise onde eles persistem”.

Obstfeld defendeu ainda que a política monetária tem de continuar a ser expansionista nos casos em que a economia ainda não está no seu potencial e que tem de haver um apoio através de “medidas orçamentais onde o espaço orçamental permita”. “Em particular, o argumento para o investimento em infra-estruturas parece forte numa altura de taxas de juro de longo prazo muito baixas”, afirmou. O economista chefe disse ainda que, para além de um investimento mais alto, “as reformas estruturais podem também desempenhar um papel positivo importante”.

Sugerir correcção
Ler 72 comentários