Fitch revê em alta ratings da dívida subordinada e das acções preferenciais do BCP

Standard and Poor's também colocou notação do banco em observação "positiva".

Foto
A Fitch destaca o BCP como o banco cujos activos têm pior qualidade Foto: António Borges (arquivo)

O Banco Comercial Português (BCP) anunciou nesta segunda-feira que a agência de notação financeira Fitch reviu em alta as avaliações da dívida subordinada e das acções preferenciais após o aumento de capital de 2250 milhões de euros.

A Fitch passou, na sexta-feira, a notação de dívida subordinada Lower Tier 2 (dívida subordinada de longo prazo) de B- para B+ e reviu igualmente em alta da notação de acções preferenciais de CC para B-. A avaliação de viabilidade do banco (na qual a Fitch analisa a credibilidade de um emitente) passou, por sua vez, de b para b-.

De acordo com a Fitch, refere a nota do BCP enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a actual alteração reflecte essencialmente o impacto do anúncio do aumento de capital de 2250 milhões de euros e já totalmente subscrito.

A operação, de acordo com a agência de notação, “reforça a posição de capital core do BCP e os progressos adicionais na execução do seu plano de reestruturação”.

S&P coloca BCP em observação positiva

A agência Standard and Poor's (S&P) colocou o rating de crédito de longo prazo do BCP em credit watch (observação) "positiva", devido ao aumento de capital do banco que está programado para ser fechado até ao fim do mês.

Esta acção reflecte a possibilidade de, após ser completado o aumento de capital, a S&P subir o rating de longo prazo do banco, já que esta operação vai "reforçar a capitalização e a capacidade de a manter", lê-se na nota divulgada nesta segunda-feira pela agência de notação financeira.

Assim, apesar de manter, para já, o rating de crédito de longo prazo do BCP no nível B, a S&P admite vir a rever em alta esta classificação. Já o rating de crédito de curto prazo mantém-se, igualmente, em B.

Sugerir correcção
Comentar