Financiamentos da ANDC totalizavam 759 mil euros no final de Julho

No início do Verão a associação especializada na atribuição de microcréditos já tinha aprovado 82 projectos.

Foto
ANDC destaca papel do microcrédito no "desenvolvimento da economia local" Foto: Manuel Roberto

A Associação Nacional de Direito ao Crédito (ANDC) tinha 82 projectos creditados no final de Julho, num montante de quase 759 mil euros. Este valor deverá “deverá continuar a subir tendo em conta as candidaturas recebidas através do site”, referiu a associação especializada em pequenos financiamentos numa nota divulgada nesta quarta-feira.

Segundo a ANDC, encontram-se já a aguardar aprovação de crédito mais 50 projectos. Na sua análise à actividade do primeiro semestre, a ANDC destaca “algumas surpresas”. Uma delas prende-se com o facto de o nível de escolaridade mais representado nas candidaturas apresentadas até ao final de Junho ser o 12.º ano, quando, nos anos anteriores, tinha vindo a crescer o número de candidatos a microcrédito com ensino superior.

Por outro lado, “o número de candidatos com escolaridade abaixo do 3.º Ciclo do Ensino Básico diminuiu em relação a anos anteriores”, revelou a AND.

Os jovens com menos de 30 anos representam 32% no total de projectos aprovados, mas o grupo com idade superior a 40 anos, e principalmente na faixa entre os 41 e 50 anos de idade, tem vindo a subir, explica ainda a associação.

A ANDC atribui o “balanço positivo” da actividade ao “serviço personalizado e o acompanhamento de proximidade com cada candidato”. A entidade ainda destaca o papel do microcrédito "no desenvolvimento da economia local" e sublinha que tem técnicos especializados em diferentes zonas do país. Estes, frisa a associação, habitam e conhecem a região em que actuam. “A zona norte, por exemplo, com Trás-os-Montes a liderar, é responsável por 41% dos projectos aprovados neste semestre, seguida da zona do Algarve com 20%” dos projectos, diz a ANDC.

 

Sugerir correcção
Comentar