Finanças ponderam mas não garantem emissão de longo prazo este ano

Estratégia de financiamento do Estado nos mercados aposta sobretudo em emissões de Bilhetes de Tesouro.

Finanças estão a preparar regresso aos mercados Foto: Pedro Cunha

O Tesouro português pode regressar às emissões de longo prazo no mercado internacional de dívida pública durante este ano, mas apenas se as condições de mercado o permitirem.

De acordo com o Programa de Financiamento da República Portuguesa para 2013, divulgado esta sexta feira pelo IGCP - Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública, o Estado irá ter este ano necessidades de financiamento líquidas de 11.500 milhões de euros, que irão continuar a ser obtidas através de uma combinação de empréstimos da troika com emissões de títulos de dívida nos mercados.

A dúvida está em saber se realiza, como no último ano, apenas emissões de Bilhetes de Tesouro (BT), com prazos até um ano e meio, ou se arrisca a emissão de Obrigações de Tesouro (OT), com prazos mais longos. Só com estas últimas é que se pode falar de um efectivo regresso aos mercados.

O IGCP não se compromete a realizar estas emissões de OT. Mas afirma que, "se as condições de mercado e procura por títulos de dívida pública portuguesa continuarem a evidenciar desenvolvimentos positivos, a emissão em mercado primário de OT também será explorada".

Além disso, diz que "continuará a explorar oportunidades para a realização de ofertas de troca de OT, tal como fez recentemente com a OT Set 2013 e a OT Out 2015".

Em relação aos Bilhetes de Tesouro, o IGCP confirma que o financiamento líquido proveniente desses títulos deverá ser positivo num montante até 5000 milhões de euros, com prazos situados entre 3 e 18 meses. Na próxima quarta-feira, serão feitas três emissões de Bilhetes de Tesouro, com prazos de 3, 12 e 18 meses, respectivamente, num montante global que pode ir até aos 2500 milhões de euros.
 

Comentários

Comentar

Inicie sessão ou registe-se gratuitamente para assinar os comentários.

Caracteres restantes:

Nos Blogues