Fim dos saldos é bom para os grandes, mas penaliza os pequenos

Governo defende que não cabe ao Estado decidir datas específicas para fazerem reduções de preços. Comércio dividido.

Foto
Leonardo Mathias, secretário de Estado Adjunto e da Economia, defende que as empresas devem ter liberdade para definirem dias de saldos Nuno Ferreira Santos

Para o pequeno comércio, é “concorrência desleal” e vai deixar os consumidores confusos. Para o grande comércio, uma resposta ao que os clientes querem. O anúncio do fim da época oficial dos saldos, uma das muitas propostas que constam no novo Regime Jurídico de Acesso e Exercício de Actividades de Comércio, Serviços e Restauração (RJACSR), não foi recebido da mesma forma pelos empresários.

A Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED) aplaude a iniciativa e Ana Isabel Trigo de Morais, directora-geral, diz mesmo que é preciso “um quadro legal que dê resposta ao que os consumidores procuram”. “Com esta hipersensibilidade ao preço, [para os consumidores] o melhor valor é a melhor proposta. Nesse sentido, a APED apoia as iniciativas do Governo de simplificar a relação das empresas com a administração pública”, afirmou. O novo regime chegou, terça-feira, à Assembleia da República e prevê não só o fim das datas pré-definidas para a venda em saldos, mas também a eliminação ou redução de taxas de licenciamento comercial e a total liberalização de horários. “Achamos que é um primeiro sinal de simplificação e diminuição de custos de contexto, que acreditamos poder continuar”, defendeu Ana Trigo de Morais.

Contudo, a notícia não foi bem recebida pelo pequeno comércio. A confederação do sector já tinha apontado o dedo ao desequilíbrio que o fim dos saldos pode provocar, pondo em desvantagem as empresas mais pequenas, com uma menor capacidade de resposta em comparação com o grande retalho. Carla Salsinha, presidente da União das Associação de Comércio e Serviços (UACS), fala mesmo em “concorrência desleal”, já que um comerciante pode estar a fazer descontos de 70% num determinado produto que, na loja ao lado, está à venda pelo preço normal. “Nos saldos pode-se vender abaixo do preço de custo, ao contrário do que sucede nas promoções. Com esta proposta, podemos colocar um produto novo abaixo do preço de custo, o que é totalmente desleal”, sustenta. As grandes cadeias “têm uma capacidade que o microcomércio não tem”, nomeadamente na negociação de preços.

Carla Salsinha não esconde que a associação, que faz parte da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), ficou surpreendida com a proposta, já que “tinha tido um parecer negativo por parte da CCP, que o Governo ignorou”. “Temos um ministro da Economia e um secretário adjunto da Economia amigos das micro e pequenas empresas e espanta-me esta iniciativa”, admite. Além disso, continua, acabar com a época de saldos também penaliza os consumidores. “Na moda, por exemplo, sabemos que as lojas estão agora a apresentar a colecção de Verão e com esta lei um empresário pode colocar a nova colecção em saldo. O próprio consumidor acaba por ficar confuso e não saber se pode ou não comprar. Cria alguma situação de desconfiança”, salienta.

Leonardo Mathias, secretário de Estado Adjunto e da Economia, explica que a intenção do Governo é dar às empresas liberdade para gerirem os seus stocks e existências. “Não deve caber ao Governo ou ao Estado decidir a data específica do ano”, afirmou, quarta-feira, à margem do V Congresso da APED. “Numa altura em que houve uma diminuição do consumo privado e da procura interna, torna-se essencial a gestão correcta e adequada dos stocks das empresas porque é um custo acrescido”, sustenta.

Actualmente, a época de saldos está dividida em dois períodos (28 de Dezembro e 28 de Fevereiro; 15 de Julho e 15 de Setembro). Com a nova proposta, as reduções poderão realizar-se em qualquer período desde que, no seu conjunto, não ultrapassem quatro meses por ano. Qualquer venda em saldos terá de ser comunicada previamente à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, para que possa haver fiscalização.

Sugerir correcção
Comentar