Ex-presidente da Caja Madrid foi detido

Miguel Blesa está a ser investigado por irregularidades em aquisições e concessão de créditos.

Foto
Caja Madrid fundiu-se com seis bancos em 2011 para dar lugar ao Bankia, intervencionado um ano depois REUTERS/Susana Vera

Um tribunal de Madrid ordenou nesta quinta-feira a prisão preventiva de Miguel Blesa, ex-presidente da Caja Madrid, por irregularidades na compra do City National Bank e pela concessão de um empréstimo de 26,6 milhões de euros ao grupo Marsans, que faliu há cerca de três anos, noticia a imprensa espanhola.

Blesa, que foi presidente do banco entre 1996 e 2009, tinha sido notificado de emergência para ser ouvido nesta quinta-feira na qualidade de arguido no âmbito de um processo judicial sobre a aquisição do City National Bank of Florida, em 2008. O juiz Elpidio José Silva acabou por ordenar que fosse preso, tendo imposto uma fiança de três milhões de euros e decidido retirar-lhe o passaporte por se considerar que havia risco de fuga.

Inicialmente, a Caja Madrid ficou com 83% do banco norte-americano, tendo pago 927 milhões de dólares (cerca de 718,6 milhões de euros, ao câmbio actual). A participação foi depois aumentada para 100%, tendo a instituição financeira espanhola disponibilizado mais 190 milhões de dólares (cerca de 147,3 milhões de euros) pelo controlo total do City National Bank.

No auto de citação de Blesa para ser ouvido nesta quinta-feira, o juiz apoiava-se num relatório divulgado em Abril pelo Banco de Espanha, que notava que o preço pago pela Caja Madrid tinha excedido os montantes oferecidos pelos espanhóis Banco Popular e Banco Sabadell na aquisição de bancos em Miami.

Elpidio José Silva fazia ainda referência a uma auditoria do Office of the Comptroller of the Currency, um organismo independente que pertence ao Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, que tinha detectado “défices muito elevados na supervisão da equipa de gestão do banco” espanhol, considerando que a estratégia de crescimento a que se propôs entre 2000 e 2014 era “seriamente confusa” e que havia “um alto e crescente risco estratégico”.

Além da aquisição do banco norte-americano, Blesa também enfrenta acusações de irregularidades na concessão de um empréstimo de 26,6 milhões de euros ao grupo Marsans, que operava no sector do turismo e cuja falência arrastou também a operação que o grupo tinha em território nacional. O presidente da Marsans, Gerardo Díaz Ferrán, também se encontra detido.

Uma auditoria da KPMG concluiu que o crédito cedido ao grupo não cumpriu todos os requisitos legais que permitissem a autorização da operação.

Na sequência da crise que se instalou no sector financeiro em Espanha, a Caja Madrid fundiu-se com outros seis bancos em Junho de 2011. Dessa operação resultou a criação do Bankia, instituição que teve de ser objecto de intervenção do Estado no ano passado, naquele que foi o maior resgate de um banco do país (num valor de 19 mil milhões de euros).
 
 

Sugerir correcção
Comentar