Exposição dos Fundos de investimento a dívida do BES e GES diminuiu 12%

Dados da CMVM foram actualizados a 31 de Julho.

Foto
Informação divulgada tema CMVM tem caracter excepcional. DANIEL ROCHA

A exposição global dos fundos de investimento mobiliários a dívida emitida pelos Grupos BES e GES registou uma diminuição de 12%, entre Junho e Julho, passando de 214 milhões de euros para 187,6 milhões de euros, revelou esta quinta-feira a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A descida, segundo a CMVM,  resultou “da desvalorização dos activos”  e de “alienações” dessa dívida.

O comunicado da entidade supervisora refere que foram transferidos para  o Novo Banco (segundo o comunicado de 5 de Agosto) um total de 136 milhões de euros da dívida emitida pelo Grupo BES, de um total de 180,6 milhões de euros de dívida emitida pelo Grupo BES.

De acordo com a CMVM, dos 241 fundos de investimento mobiliários domiciliados em Portugal, 71 estavam expostos ao BES e GES.

A exposição total daqueles fundos a activos emitidos pelo grupo BES e GES, incluindo dívida e acções, é mais elevada, ascendendo a 204,8 milhões de euros (1,6% do total de activos sob gestão).

Neste valor total de activos estão 1,2 milhões de euros relativos a acções BES e 15,9 milhões de euros relativos a acções da ES Saúde e ESFG. O restante é constituído por emissões de dívida dos grupo BES e GES (ESFG, Rio Forte e ESFIL)

Os 241 fundos de investimento mobiliários domiciliados em Portugal tinam um valor líquido global sob gestão de cerca de 12.633 milhões de euros a 31 de Julho.

A informação agora divulgada pela CMVM tem carácter excepcional, que a CMVM justifica com "a situação extraordinária que se vive no mercado financeiro português".

Entretanto, a CMVM comunicou a prorrogação da suspensão da negociação das acções e dos instrumentos de dívida do Banco Espírito Santo, até à divulgação de informação relevante e segura sobre o emitente.  Os instrumentos de dívida são as emissões BES PERPETUAL SERIE USD (código ISIN PTBEROOM0030), BES OBRIGACOES CX SUBORDINADAS 2011 (código ISIN PTBEQFOM0016) e BES PERPETUAL (código ISIN PTBENBOM0021).

Sugerir correcção
Comentar