Exportações praticamente estagnadas em Novembro

Exportações nacionais ficaram praticamente estagnadas em Novembro. Contas do trimestre não fugiram aos resultados negativos de Setembro e caíram 0,1 ponto face a 2011.

Foto
Dados das exportações trimestrais não recuperaram da queda de Setembro Torsten Silz/AFP

As exportações tiveram um ligeiro crescimento de 0,1 ponto em Novembro de 2012, em comparação com o mesmo mês de 2011, anunciou nesta quarta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

O crescimento de 6,7% do comércio para fora da União Europeia conseguiu compensar a quebra de 2,4% no comércio comunitário, o que levou as contas do sector exportador à quase estagnação no penúltimo mês do ano. 

No registo mensal, o INE contou para Novembro uma queda de 3,2% face a Outubro, distribuída por quedas mensais de 7,4% no mercado extracomunitário e de 1,3% nas exportações para a União Europeia.

Já as importações caíram uns homólogos 5,9% em Novembro, em linha com a tendência anual para a quebra nas importações, mas contradizendo os resultados de Outubro, mês em que as encomendas cresceram 5,2% face ao mesmo mês de 2011.

Considerando o trimestre com fim em Novembro, as exportações nacionais não conseguiram recuperar da grave queda de 6,2% de Setembro e encerraram o conjunto dos três meses com uma ténue quebra de 0,1 pontos em comparação com o mesmo período de 2011.

Mas, em termos de balança comercial, a queda homóloga de 3,6% nas importações durante este trimestre acabou por compensar o desempenho do sector exportador. Contas feitas, com as despesas das importações a cair mais do que as receitas das exportações, o défice da balança comercial aliviou-se em 511,2 milhões de euros nos meses de Setembro, Outubro e Novembro, escreve o INE.  

Em comparação com 2011, Setembro mostra-se como um mês negro para as exportações nacionais, o único que no decorrer de 2012 apresentou uma variação homóloga negativa. Esta tendência foi ditada sobretudo pela queda de 1,6% do comércio para fora da União Europeia, também resultado único no decorrer do ano, que viu sempre este indicador a crescer, no mínimo 5% e no máximo 39,2%, em Janeiro.

Setembro também contou com um contributo negativo de 7,9% nas exportações para a União Europeia. No mês seguinte, em Outubro, foi pela mão do aumento de 23,6% do comércio para fora da Europa que as exportações conseguiram recuperar para um total de 5,7% de aumento face a Outubro de 2011.

Sugerir correcção
Comentar