As exportações chinesas aumentaram 2,9% em Novembro, em comparação com o mês homólogo de 2011. O indicador, divulgado nesta segunda-feira, ficou aquém das expectativas dos analistas que estimavam uma subida de 9%.
Este fim-de-semana foram divulgados dados sobre a produção industrial e as vendas no retalho que registaram, em Novembro, os melhores números dos últimos oito meses, um sinal de que a economia da China está a recuperar. A produção industrial cresceu mais de 10% face a 2011. Já as vendas no retalho dispararam quase 15%, acima das previsões.
Os números relativos às exportações acabaram por desiludir os analistas que, ainda assim, mantêm a convicção de que a China está a recuperar. Espera-se uma forte recuperação no quarto trimestre, já que o crescimento é motivado, sobretudo, pela procura interna, disse Zhang Zhiwei, economista chefe no Nomura, em Hong Kong, citado pela BBC.
PIB no Japão a contrair
Esta segunda-feira também foram divulgados dados do Produto Interno Bruto (PIB) no Japão. Entre Julho e Setembro, caiu 3,5% em comparação com o mesmo período de 2011. Esta queda foi atribuída à revisão em baixa do investimento público.
Face ao segundo trimestre, o PIB japonês recuou 0,9%, fazendo temer uma nova recessão. Tóquio aprovou recentemente um novo pacote de estímulo financeiro de mais de oito mil milhões de euros para fazer crescer a economia em 0,2%.

Comentários