Exportações chinesas abrandam e falham metas governamentais para 2012

Sector das exportações chinesas sofreu com a contracção da economia global e falhou meta de crescimento de 10% decidida pelo Governo. Sector automóvel cresceu 6,8%.

Foto
Face a 2011, o crescimento das exportações em 2012 foi 16,3 pontos inferior Bobby Yip/Reuters

As exportações chinesas falharam as metas impostas pelo Governo e abrandaram o crescimento para os 6,2% no total de 2012,anunciou nesta quinta-feira a Administração-geral das Alfândegas, segundo a agência Lusa.

O Governo de Pequim queria um crescimento anual de 10% em comparação com 2011, um valor que já ficava abaixo do desempenho do ano anterior. Segundo os dado da alfândega chinesa, o tímido crescimento de 2012 representa uma queda de 16,3 pontos percentuais em relação ao aumento de 22,5% das exportações em 2011.

Zheng Yuesheng, porta-voz da Administração-geral das Alfândegas Chinesas, afirma que o abrandamento na evolução das exportações se deve ao “acentuado abrandamento da recuperação económica global”, o que terá levado a uma “fraca procura do mercado internacional”.

A quebra na procura externa partiu sobretudo da União Europeia, o principal cliente das exportações chinesas. Em 2012, ano marcado pela disputa territorial entre a China e o Japão sobre o controlo de um pequeno arquipélago no Pacífico, as exportações para o Japão diminuíram 3,9%.

Mas a recuperação das exportações chinesas pode já ter começado. De acordo com a Bloomberg, no último mês de 2012, o volume das exportações da China cresceu 14,1% face a a Dezembro de 2011, mais do que o esperado. 

Já a venda de automóveis na China aumentou 6,8% em 2012, um resultado que coloca o país na posição de maior mercado mundial no sector automóvel em número de veículos comercializados. 

Apesar de o mercado automóvel dos EUA ter crescido 13% em 2012, mais do que os rivais chineses, o jornal China Daily avança que o país conseguiu vender mais 300 mil viaturas do que os EUA.

Sugerir correcção
Comentar