Exportações aceleram em Setembro mas défice comercial agrava-se

Crescimento mais alto das exportações foi acompanhado de aceleração ainda mais forte das importações de bens.

Foto
Nos primeiros oito meses do ano foram vendidos em Portugal 146928 automóveis. Manuel Roberto

As exportações de bens cresceram 3,7% em Setembro face ao mesmo mês do ano passado, o que representa uma aceleração face à variação homóloga de 0,7% que se registou durante os oito primeiros meses de 2014. No entanto, as importações ainda cresceram mais e o défice comercial aumentou mais de 1000 milhões de euros.

Os dados do comércio internacional divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística dão conta de um resultado mais positivo das vendas das empresas para o estrangeiro, apesar da conjuntura negativa a que se assiste na segunda metade deste ano em alguns dos países principais clientes de Portugal.

As exportações de bens cresceram 3,7% em Setembro face ao período homólogo, depois de em Agosto terem caído 2,2%. Nos primeiros nove meses do ano, a variação das exportações é de 1%, uma ligeira melhoria face aos 0,7% que se registavam até Agosto.

Em Setembro, o crescimento das vendas para os países da União Europeia aumentaram 4,1%, ao passo que as exportações para fora da EU aumentaram 2,8%.

Durante este ano, revela o INE, as exportações de combustíveis tem vindo a afectar negativamente a evolução das exportações nacionais. Em primeiro lugar devido ao efeito base (em 2013 as exportações de combustível refinado aumentou muito devido à entrada em funcionamento de uma nova unidade de produção da Galp) e depois porque a empresa petrolífera portuguesa teve de suspender parte da sua produção no decorrer de 2014.

O problema para as contas externas nacionais foi que a acompanhar esta aceleração das exportações esteve também um crescimento mais elevado das importações de bens.

Segundo o INE, as compras efectuadas a países estrangeiros cresceram 5,6% em Setembro. Este valor é mais elevado do que a variação homóloga que se registou durante os primeiros oitos meses do ano: 3,2%.

As importações provenientes de países da União Europeia foi as que mais aumentaram, com uma taxa de variação de 11,1%. As importações de fora da EU caíram 8,1% em Setembro.

Esta aceleração mais acentuada das importações face às exportações veio agravar ainda mais o desequilíbrio da balança comercial de bens que se regista no decorrer deste ano. Até Agosto, o défice acumulado era de 6841 milhões de euros. Agora, feitas as contas aos primeiros nove meses do ano, este valor agravou-se em mais 1076 milhões de euros, chegando a um défice de 7917 milhões.

Nas suas relações comerciais, Portugal tem vindo a compensar uma parte significativa deste défice na balança de bens com um excedente na balança de serviços, que inclui por exemplo as receitas de turismo. Os dados publicados esta segunda-feira pelo INE não incluem, com é habitual, dados relativos às transacções de serviços.

Várias instituições, incluindo a Comissão Europeia, o Fundo Monetário Internacional e o Banco de Portugal, têm vindo a rever em baixa as suas previsões de crescimento para as exportações nacionais este ano e no próximo. A explicação está no facto de a economia da zona euro, onde se encontram os principais clientes dos produtos e serviços portugueses, dar sinais de forte abrandamento. 

Sugerir correcção
Ler 8 comentários