Ex-executivos do Anglo Irish Bank condenados a prisão

Banco foi resgatado pelo Estado irlandês em 2009 e seguiu para liquidação.

Foto
Willie McAteer recebeu a sentença mais pesada Clodagh Kilcoyne/Reuters

Dois ex-executivos do Anglo Irish Bank, um banco irlandês que foi nacionalizado e mais tarde extinto, foram condenados a prisão por um esquema fraudulento para manipular as contas da instituição.

John Bowe foi condenado a dois anos de prisão e Willie McAteer a três anos e meio. Um  cúmplice, Denis Casey, o ex-presidente executivo da seguradora e prestadora de serviços financeiros Irish Life and Permanent, recebeu uma sentença de dois anos e nove meses.

O tribunal considerou provado que os três executivos mascararam as contas do banco através de empréstimos de 7,2 mil milhões de euros concedidos pelo banco à Irish Life and Permanent, os quais eram depois depositados no banco e classificados como depósitos de clientes. A fraude aconteceu em 2008, o ano em que a queda do Lehman Brothers levou a uma derrocada no mundo financeiro.

O Anglo Irish Bank acabou por ser resgatado pelo Estado em  2009, numa operação que implicou cerca 30 mil milhões de euros de dinheiro público e ajudou a empurrar a Irlanda para um pedido de empréstimo internacional. O banco foi extinto há quatro anos e os activos estão a ser liquidados para pagar aos credores.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários