Ex-consultor do Sindicato dos Pilotos demitiu-se da TAP, afastando inquérito

No início de Junho,a empresa abriu um inquérito e suspendeu preventivamente o comandante Paulo Lino Rodrigues.

Foto
Fernando Veludo

O piloto Paulo Lino Rodrigues, ex-consultor do seu sindicato, demitiu-se da TAP a 10 de Setembro, o que levou ao abandono do inquérito que a empresa iniciou em Junho e que levou à sua suspensão, confirmou esta quinta-feira à Lusa fonte da empresa.

O conselho de administração executivo da TAP abriu no início de Junho um inquérito e suspendeu preventivamente o comandante Paulo Lino Rodrigues, que terá desenvolvido diversas actividades no âmbito da declaração da greve de 10 dias na TAP e PGA, em Maio, por as considerar “não compatíveis com a sua qualidade de trabalhador-tripulante”.

De acordo com fonte oficial da TAP, o inquérito "que foi aberto para se averiguar se havia matéria disciplinar" ficou sem efeito dado que o vínculo laboral se dissolveu.

Após a greve dos pilotos que decorreu nos primeiros dez dias de Maio, a TAP abriu este inquérito para verificar se o comandante tinha violado as regras de ética e de segurança da empresa, o que foi criticado pelo Sindicato do Pessoal da Aviação Civil (SPAC).

Paulo Lino Rodrigues, consultor do SPAC desde 2008, foi suspenso preventivamente pela TAP nessa altura e até à conclusão do inquérito, o que não chegou a acontecer devido à sua demissão da empresa.

Quando abriu o inquérito a TAP considerou que o piloto poderia "ter posto em causa a segurança nos voos que comandou e [...] provocado alterações às suas escalas de serviço".

Sugerir correcção
Comentar