Eurostat agrava recessão da Zona Euro

Revisão dos dados piora queda anual do PIB para 0,6%. Dados para último trimestre mantêm-se inalterados.

Foto
Comissão Europeia atribuiu a recessão na Zona Euro à quebra no consumo privado e à falta de investimento Bogdan Cristel/Reuters

O Eurostat publicou os números revistos do desempenho económico europeu nesta quarta-feira, tendo alterado os valores da evolução económica na Zona Euro durante o primeiro trimestre de 2012:. Em vez da estagnação, o gabinete de estatísticas europeu regista agora uma queda de 0,1% do PIB.

Com esta alteração, a queda do PIB nos países do euro no total de 2012 passa a ser de 0,6% do PIB, e não os 0,5% avançados na primeira estimativa, publicada em Fevereiro.

Em relação ao último trimestre de 2012, a Comissão Europeia confirmou nesta quarta-feira a queda de 0,6% do Produto Interno Bruto (PIB) na Zona, e atribuiu a recessão à queda no consumo privado e investimento. A quebra de 0,5% do PIB na União Europeia também se manteve inalterada.

De acordo com o gabinete de estatística da Comissão Europeia, a quebra no consumo e na formação de capital resultou numa depreciação de 0,2 pontos percentuais na evolução do PIB da Zona Euro e União Europeia. Já as alterações nos inventários das empresas levaram a um agravamento de 0,1 pontos percentuais na economia do euro e de 0,2 pontos no resto da Europa.

O relatório desta quarta-feira realça também a queda de 0,9% nas exportações, tanto na Zona Euro como na União Europeia. Estes resultados mostram um agravamento face ao terceiro trimestre, quando as exportações cresceram 1% nos 17 Estados-membros do euro e 0,9% nos 27 Estados-membros da União Europeia.

A evolução das importações foi semelhante: no quarto trimestre, a Zona Euro importou menos 0,9% e a União Europeia menos 0,8%. No trimestre anterior, a região da moeda única tinha aumentado as importações em 0,1%, enquanto na União Europeia não foi registada qualquer alteração trimestral.

Os resultados do desempenho económico europeu já haviam sido anunciados a 14 de Fevereiro, data em que o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou também a queda de 1,8% do PIB português no quarto trimestre de 2012.

Portugal apresenta a mais grave queda no PIB de entre os membros da União Europeia. No entanto, os resultados do Eurostat não contam com o desempenho económico grego, que, espera-se, será mais grave em termos de queda no PIB do que a quebra portuguesa de 1,8%.  

Chipre e Eslovénia seguem-se a Portugal no conjunto das quedas mais graves. Ambos os países registaram uma quebra de 1% do PIB nos últimos três meses de 2012.  A Letónia, com o crescimento de 1,2% do PIB e a Estónia, com um aumento de 0,9% do PIB, registaram os melhores desempenhos económicos no quarto trimestre de 2012.

Sugerir correcção
Comentar