Três em cada quatro habitações em Portugal são casa própria

A maioria dos países onde a percentagem de casa própria supera o arrendamento aderiu recentemente à União Europeia (UE). A Roménia lidera, com uma taxa de 96,6%.

Foto
Finanças estão a reavaliar prédios antigos Pedro Cunha

Uma análise do instituto económico alemão IWD concluiu que entre as economias da União Europeia apenas na Alemanha existe um equilíbrio entre arrendamento e habitação própria e que Portugal se situa a meio da tabela dos países onde existem mais proprietários, com uma taxa de 75%.

A Roménia encabeça a lista dos países onde a casa própria domina o mercado de habitação, com uma taxa de 96,6%. Seguem-se a Lituânia (92,3%), Croácia (92,1%), Eslováquia (90,2%), Bulgária (87,2%) e Estónia (83,5%). A Espanha ocupa o sétimo lugar do ranking do IWD (elaborado com dados de 2011), com uma taxa de casa própria de 82,7%, destacando-se como o país da antiga UE a 15 com a maior proporção de proprietários de casas.

Portugal aparece a meio da tabela, na 14ª posição, com uma taxa de 75%. O instituto de estudos económico espanhol IEE, salienta, numa nota divulgada nesta sexta-feira a propósito do estudo do IWD, que quem tem casa própria costuma ter uma “mobilidade laboral mais reduzida, pelo que um mercado de arrendamento bem organizado poderá ajudar a reduzir as reticências quanto a aceitar um posto de trabalho fora do local habitual de residência”.

A Alemanha surge como o país onde existe menor percentagem de proprietários (45,8%), seguindo-se a Áustria (57,5%), França (63,1%) e Dinamarca e Países Baixos (ambos com 67,1%).

 

 

Sugerir correcção
Comentar