Estratégia de fomento industrial será apresentada em Fevereiro

O Governo começa nesta quarta-feira um conjunto de reuniões com empresas e outros agentes para debater a estratégia de industrialização da economia portuguesa.

Foto
Cinco ministros da Indústria e da Economia da UE, incluindo Santos Pereira, assinaram uma carta aberta em vários jornais internacionais na qual apelam ao desenho de uma nova e inovadora política industrial europeia Daniel Rocha

A estratégia de fomento industrial, que começa a ser debatida nesta quarta-feira pelo Governo com empresas e especialistas das mais diversas áreas, será apresentada em Fevereiro de 2013, disse à Lusa o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira.

“Em Fevereiro de 2013, depois de ouvir toda a gente, poderemos anunciar a nossa estratégia industrial”, assegurou o ministro, no dia em que o Governo dá o pontapé de saída nas reuniões com empresas, associações, parceiros sociais e partidos políticos, para debater a estratégia de industrialização da economia portuguesa.

Queremos “ouvir os parceiros sociais” e na sexta-feira, na reunião de concertação social, “queremos debater a estratégia de fomento industrial”, diz o ministro, adiantando que a intenção do Governo é também ouvir os partidos políticos.

“Queremos ouvir os partidos do arco de governação, mas também o Partido Comunista Português e o Bloco de Esquerda”, diz Álvaro Santos Pereira.

Governo quer um conselho industrial e de inovação
O ministro diz ainda que o Governo quer criar um conselho industrial e de inovação, “um grupo de sábios dentro do Ministério da Economia”, que estabeleça “a estratégia de industrialização, mas que também acompanhe a sua implementação”.

Nesta quarta-feira, o ministro recebe agentes do sector da mobilidade, nomeadamente das indústrias automóvel e aeronáutica.

Entre as entidades que serão recebidas encontram-se empresas como a Embraer, a Logoplaste ou a OGMA e centros de investigação como o Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes ou o Centro de Excelência e Inovação na Indústria Automóvel.

Segundo fonte oficial do ministério liderado por Álvaro Santos Pereira, ainda em Dezembro haverá uma nova ronda com entidades do sector da saúde.

Em Janeiro, segundo a mesma fonte, o Ministério da Economia receberá os contributos de mais cinco sectores: tecnológico e químico; materiais de construção e mobiliário; floresta e mar; agro-pecuária; e moda.

Apelo de cinco países
A estratégia de industrialização tem sido uma bandeira defendida pelo ministro da Economia, que ainda na segunda-feira, em Bruxelas, tinha anunciado a criação do grupo dos “Amigos da Industrialização”.

Já na terça-feira, cinco ministros da Indústria e da Economia da União Europeia (UE), incluindo Álvaro Santos Pereira, assinaram uma carta aberta em vários jornais internacionais na qual apelam ao desenho de uma nova e inovadora política industrial europeia.

“O nosso sucesso no futuro depende de termos um forte modelo de crescimento sustentável e diversificado, em que a indústria desempenha um papel fundamental, como uma importante fonte de criação de emprego, investimento, inovação e capital humano”, lê-se na carta.

Sugerir correcção
Comentar