Estivadores, operadores portuários e Governo reunidos em último esforço negocial

António Costa avisa que o prazo para que as partes cheguem a acordo termina esta sexta-feira. Trabalhadores estão em greve há mais de um mês.

Foto
Daniel Rocha

Os estivadores, os operadores portuários de Lisboa e o Governo estão reunidos no Ministério do Mar desde as nove da manhã, num último esforço para chegar a um entendimento que ponha fim à greve parcial que decorre há mais de um mês. 

O primeiro-ministro reafirmou esta sexta-feira, no debate quinzenal no Parlamento, que o tempo para negociar termina agora. "O Governo estará totalmente empenhado em encontrar uma solução, o que justifica, aliás, a ausência da senhora ministra do Mar nesta bancada hoje de manhã. Mas, como eu ontem [quinta-feira] disse, tudo tem um limite, e posso-lhe acrescentar que o limite é mesmo o dia de hoje para que as partes se possam entender", declarou António Costa, numa resposta ao líder da oposição, Pedro Passos Coelho.

O PÚBLICO contactou o sindicato dos estivadores, que confirmou estar em curso um encontro, mas não foi possível obter mais informações.

Os estivadores em Lisboa estão em greve parcial há mais de um mês contra um novo contrato colectivo de trabalho. Os trabalhadores há muito que contestam a possibilidade de outras empresas para além da Empresa de Trabalho Portuário poderem fornecer estivadores ao porto da capital. A lei que abriu as portas à liberalização do sector, permitindo que outras companhias prestem serviços nos portos portugueses foi aprovada em 2012, pelo PSD, CDS e PS. É uma transposição de directivas comunitárias e foi aceite nos outros portos do país.

Na quinta-feira, no final de um conselho de ministros extraordinário que assinalou o meio ano de Governo, o primeiro-ministro já se tinha mostrado determinado em encontrar uma solução, mesmo que sem o aval dos estivadores, caso as negociações não cheguem a bom porto. “Faremos um grande esforço negocial ao longo de todo o dia. Mas há limites para tudo. Se não se conseguir chegar a acordo, terá que ser encontrada outra solução como a que já tivemos que recorrer para permitir a retirada do porto dos contentores que lá estavam retidos”, afirmou o primeiro-ministro.

Na quarta-feira, camiões retiraram contentores que estavam parados no porto, numa acção que motivou protestos dos estivadores no local e que levou à intervenção da polícia. A greve ao trabalho suplementar começou a 20 de Abril. A Associação dos Operadores do Porto Lisboa alega que o protesto custa 300 mil euros por dia e avançou para a justiça com um pedido de indemnização. Por seu lado, a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, estimou que o prejuízo seja, no mínimo, de 100 mil euros diários.

O confronto entre trabalhadores e portadores tem vindo a ganhar maior dimensão. No início desta semana, os operadores do Porto de Lisboa decidiram avançar com um despedimento colectivo. "Chegámos ao limite. Há mais de um mês que o Porto de Lisboa está completamente parado. Vamos avançar para um despedimento colectivo, porque temos que redimensionar por não termos trabalho", afirmou então o presidente da Associação de Operadores do Porto de Lisboa, Morais Rocha.

Ao anúncio, os estivadores responderam convocando uma manifestação para 16 de Junho. “Os estivadores estão em luta contra mais um despedimento colectivo que pretende substituir trabalhadores com direitos por precários, sem direitos e com salários de miséria, quando existem condições para criar centenas de empregos dignos e permanentes nos portos portugueses”, lê-se no blogue do Sindicato dos Estivadores.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários