Estivadores encaram paragem de greves como “manifestação de boa vontade”

Trabalhadores portuários afirmam que tinham capacidade para continuar com paralisações e que paragem nas greves é para “construir espaço negocial”.

Foto
Eduardo Marques afirma que estivadores poderiam continuar as paralisações Rui Gaudêncio

Os estivadores da Frente Comum decidiram parar as greves nos portos como “manifestação de boa vontade” e como forma de “construir espaço negocial” com os parceiros portuários, afirmou nesta quinta-feira ao PÚBLICO o presidente do Sindicato de Estivadores da Aveiro, Eduardo Marques.

Este espaço negocial, afirmou o líder do sindicato afecto à Frente Comum, tem vindo a ser “reclamado por várias entidades, incluindo o próprio Governo”. Agora, com a supressão das greves, os trabalhadores pretendem ver se passa a existir margem de negociação no que toca à entrada em vigor da lei nos portos.

Estas negociações ficam agora praticamente limitadas aos novos contratos colectivos de trabalho (CCT), que serão elaborados para cada porto e que podem limitar alguns aspectos da nova lei do trabalho nos portos.

Já se as vagas de greve estão encerradas em definitivo Eduardo Marques afirma que não é possível dizer, até porque reconhece que podem existir diferentes conclusões das conversas entre estivadores e empresas portuárias que levem à retoma das paralisações. “Naturalmente que seria bom que essa figura [greves] pudesse não existir para o bem de todos”, diz o dirigente sindical.

Com esta nova “mesa negocial”, afirmou Eduardo Marques, os estivadores pretendem chegar a acordo com os parceiros portuários para um CCT mais favorável aos trabalhadores, ainda que existam aspectos da nova lei que não podem ser mudados.

Neste campo, a luta dos trabalhadores portuários da Frente Comum “mantém-se”, diz o presidente do Sindicato dos Estivadores de Aveiro. Os estivadores continuam a afirmar que “a nova lei, assim que estiver aplicada, vai levar trabalhadores para o desemprego”. Os sindicatos da Frente Comum já pediram à Presidência da República a requisição de inconstitucionalidade da nova lei dos portos e mantêm a decisão de enviar uma queixa à Organização Internacional do Trabalho (OIT) logo que a nova lei seja publicada em Diário da República.  

Ao PÚBLICO Eduardo Marques rejeitou que os estivadores estejam a interromper as greves por terem chegado “ao limite” no que toca à acumulação de prejuízos, ou que estejam a interromper esta forma de luta porque a nova lei vem permitir que sejam contratados trabalhadores fora dos actuais quadros, o que limitaria a capacidade de luta dos estivadores da Frente Comum. “A decisão tem exclusivamente que ver com a abertura de uma mesa negocial”, afirma o presidente do Sindicato dos Estivadores de Aveiro, que classifica as outras possibilidades como um “profundo disparate” e como exemplo de “mais intoxicação” para a imagem dos trabalhadores.

Depois de quatro meses de paralisações nos portos de Frente Comum, os estivadores anunciaram nesta quinta-feira que iriam suspender os pré-avisos de greve que estão lançados até dia 14 de Janeiro.  
 
 

Sugerir correcção
Comentar