Estivadores de Lisboa avançam com nova greve durante um mês

A decorrer de 25 de Junho a 22 de Julho.

Foto
O protesto de apoio aos estivadores desmobilizou ao final da tarde Daniel Rocha

Os estivadores do Porto de Lisboa vão entrar novamente em greve a partir de 25 de Junho e durante quatro semanas, disse esta sexta-feira à Lusa o presidente do Sindicato dos Estivadores do Centro e Sul, António Mariano.

O sindicalista afirmou que o pré-aviso de greve, que foi emitido na quinta-feira, determina a interrupção do trabalho entre 25 do corrente mês e 22 de Julho.

Nas duas primeiras semanas, a greve será feita durante uma hora no primeiro turno e, nas duas semanas seguintes, a paralisação será de horas também no primeiro turno.

“Os patrões denunciaram o contrato colectivo de trabalho e uma série de protocolos assinados nas últimas duas décadas, não cumprem regras nenhumas, nomeadamente, no que se refere às regras de prioridade de contratação que não estão a ser respeitadas”, explicou António Mariano.

De acordo com o sindicalista, “já houve situações em que houve trabalhadores estranhos à actividade portuária que foram utilizados na actividade portuária, colocando em risco as pessoas que trabalham” no porto, acrescentou o dirigente sindical.

O presidente do Sindicato dos Estivadores do Centro e Sul disse ainda que a greve vai ser executada “essencialmente pelos trabalhadores do Porto de Lisboa, salvaguardando que “se eventualmente houver desvios de carga, os trabalhadores de Setúbal e da Figueira da Foz não vão recolher essa carga”. 

 

Sugerir correcção
Comentar