Estados Unidos e Espanha ajudam ao crescimento das exportações têxteis

As vendas de matérias-primas, com destaque para fios sintéticos ou artificiais, cresceram 18,3%.

Foto
Artigos têxteis confeccionados entre as categorias com maior crescimento nas exportações. PÚBLICO/ARQUIVO

Entre Janeiro a Agosto, as exportações da indústria têxtil e vestuário registaram um crescimento de 3,5%, tendo exportado 3250 milhões de euros, segundo os dados divulgados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O mercado espanhol e norte-americano foram os que registaram maior crescimento absoluto (acréscimo de 85 milhões de euros e 44 milhões de euros face ao período homólogo de 2014), correspondendo a um crescimento relativo de 8,6% e 29,8%, respectivamente.

De acordo com dados ATP (Associação Têxtil e Vestuário de Portugal) também se registaram crescimentos expressivos em vários mercados menos tradicionais, como o Canadá (15,8%), a Argentina (104,3%), os Emiratos Árabes Unidos (21,8%), o Japão (23,7%), Hong-Kong (17,5%) e a Austrália (12%).

A Europa continua a ter um peso muito elevado nas exportações da indústria têxtil, com destaque para Espanha (33%),França (13%),e Reino Unido 9,1%. Os Estados Unidos respondem por 5,9% do total das vendas do sector.

As exportações de artigos têxteis confeccionados, entre os quais os têxteis para o lar, registaram um crescimento de 8,2%. As exportações de têxteis aumento 3,7% e as de vestuário subiram 2,4%.

As matérias-primas, particularmente as exportações de filamentos sintéticos ou artificiais, cresceram 18,3%.

Também se verificou um incremento nas exportações de tapetes e outros revestimentos têxteis, com um crescimento de 15,1% e de têxteis impregnados, revestidos, recobertos ou estratificados, entre outros destinados aos usos técnicos, com um aumento de 6,9%.

 

Sugerir correcção
Comentar