Estado deverá arrecadar 1400 milhões com privatizações previstas até final de 2013

O Estado deverá arrecadar, de 1995 a 2013, 28,4 mil milhões de euros com a venda de empresas portuguesas, a maioria a capitais estrangeiros.

Foto
A TAP e a ANA estão no pacote das privatizações Paulo Pimenta

O Estado vai arrecadar com as privatizações que o Governo projecta realizar até final de 2013, que incluem as vendas da ANA, da TAP e dos Estaleiros de Viana, cerca de 1400 milhões de euros, prevê Fernando Cary, gestor do Espirito Santo Investment Bank (BESI), que está a intervir no encontro promovido pelo BES, em Madrid, com jornalistas portugueses.

Segundo os dados referidos, as receitas de privatizações a obter no âmbito do programa de assistência técnica, entre 2012 e 2013, deverão ascender a 4700 milhões de euros (o equivalente a cerca de metade do défice da Administração Central e da Segurança Social, de 8,145 mil milhões de euros, calculado até Outubro), a maioria provenientes de capitais estrangeiros.

Cerca de 3300 milhões já foram concretizados através da venda a grupos chineses da EDP ( China Three Gorges) e da REN (State Grid).  

Nos últimos 17 anos, o Estado já arrecadou com as privatizações 27 mil milhões de euros, valor a que se deverá juntar 1400 milhões de euros a arrecadar até final de 2013. O BESI deu assessoria financeira aos grupos chineses que compraram as acções do Estado na EDP e na REN e é agora o consultor do Estado nas operações de venda da ANA, da TAP e dos Estaleiros de Viana.

A jornalista viajou a convite do BES

Sugerir correcção
Comentar