Espírito Santo Saúde passa de prejuízos a lucro de 14,1 milhões em 2013

Empresa liderada por Isabel Vaz atribui melhoria dos resultados à recuperação do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures.

Foto
A despesa máxima prevista para os hospitais era de 170 milhões de euros Fernando Veludo/Nfactos

A Espírito Santo Saúde (ESS) passou de um resultado negativo de dois milhões de euros em 2012 para um lucro de 14,1 milhões em 2013.

O resultado líquido foi “impulsionado pelo crescimento do EBITDA” e “pela melhoria dos resultados financeiros, como consequência da diminuição das taxas Euribor e da redução dos spreads praticados pelas instituições financeiras”, esclareceu a ESS em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) nesta terça-feira.

As receitas do grupo liderado por Isabel Vaz subiram 9,4% para 373,6 milhões de euros, enquanto o lucro antes de impostos, juros, amortizações e depreciações (EBITDA) melhorou 51,8% para 59 milhões de euros e a margem de EBITDA subiu de 11,4% para 15,8%.

Esta evolução deveu-se à recuperação do Hospital Beatriz Ângelo (uma PPP), que “evoluiu de um EBITDA negativo de 12 milhões de euros em 2012 para um EBITDA positivo de um milhão de euros em 2013”, precisou a ESS.

A ESS destacou ainda o contributo positivo do segmento de cuidados de saúde privados, que beneficiaram de uma decisão favorável à ESS num processo legal relacionado com o IVA, no valor de 600 mil euros, e por uma reversão de provisões de dívidas a receber, que teve um impacto de 1,4 milhões.

Também nesta terça-feira, o Espírito Santo Financial Group (ESFG) anunciou ter realizado um encaixe bruto de 32,5 milhões de euros com a venda de 10.158.770 acções da ESS no âmbito da Oferta Pública de Venda (OPV) da empresa, reduzindo a sua posição de 10,62%, para 3,38%.

Sugerir correcção
Comentar