Espírito Santo Financial Group declara insolvência

Processo foi movido depois de o tribunal do Luxemburgo ter recusado o pedido de protecção contra credores.

Foto
ESFG detinha 20% do BES Foto: Joana Freitas/Arquivo

A administração da Espírito Santo Financial Group (ESFG), a holding que controla os activos financeiros do Grupo Espírito Santo e que ficou com os activos problemáticos do BES, decidiu pedir a insolvência da sociedade, assim como da sua subsidiária Espírito Santo Financière (ESFIL), que tem sob sua alçada os activos financeiros em França e na Suíça. Já está agendada uma audiência para esta sexta-feira.

Num comunicado divulgado no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, a ESFG explica que a decisão foi tomada depois de o tribunal do Luxemburgo ter recusado, a 3 de Outubro, o pedido de gestão controlada, semelhante ao regime de protecção contra credores.

“Prevê-se que o tribunal do Luxemburgo especializado em matérias comerciais declare a insolvência" e nomeie um administrador dos activos da ESFG e da ESFIL numa audição agendada para 10 de Outubro de 2014, lê-se no documento.

O comunicado acrescenta ainda que os pedidos relativos à protecção contra credores da Espírito Santo International e da Rioforte, os maiores accionistas da ESFG, “mantêm-se”.

 

 

Sugerir correcção
Comentar