Tesouro espanhol conseguiu nesta terça-feira colocar no mercado 3522 milhões de euros a títulos de dívida a três e seis meses com juros menores do que os alcançados no último leilão de Novembro.
O leilão superou as expectativas da agência de dívida pública espanhola, que apontava um tecto máximo para os 3000 milhões de euros. A maior parte dos títulos de dívida foram colocados com o prazo de três meses, verificando-se uma ligeira descida nos juros para 1,19%, vindos dos 1,25% de Novembro, escreve a imprensa espanhola.
Já nos bilhetes do Tesouro espanhol a seis meses, os juros exigidos no mercado primário desceram para os 1,60% vindos dos 1,66%.
Destaque para o aumento na procura de dívida, que rondou os 9600 milhões de euros, quase três vezes superior à quantia colocada nesta terça-feira no mercado.
Em conjunto com os cerca de 4000 milhões de euros colocados no mercado no leilão de Novembro, a operação desta terça-feira encerra as necessidades de financiamento do Estado espanhol para 2013, considerando, como sublinha o El País, o Governo já anunciou ter atingido as metas para o financiamento a médio e longo-prazo.

Comentar