Espanha emite mil milhões em dívida pública com prazo de 50 anos

Tesouro volta ao mercado na terça-feira para uma emissão de dívida de curto prazo.

Foto
A abertura da bolsa lisboeta acompanhou a maioria dos mercados europeus Rafael Marchante/Reuters

O Tesouro de Espanha foi aos mercados internacionais realizar um leilão de dívida pública de longo prazo, conseguindo obter mil milhões de euros em obrigações que vencem dentro de 50 anos. A taxa de juro foi de 4%.

Com esta operação, a entidade pública responsável pela gestão da tesouraria do Estado espanhol procurou diversificar as fontes de financiamento, atraindo fundos de pensões e outros investidores que têm maior apetite pela compra de dívida de longo prazo, escreve o diário El País.

Ao lançar-se num leilão de obrigações com uma maturidade de 50 anos, o Tesouro aproveita o ambiente favorável nos mercados para os países da periferia do euro, numa altura em que as taxas de juro têm estado em mínimos históricos.

Espanha volta, aliás, a realizar uma nova emissão de dívida nesta terça-feira, mas desta vez em títulos de curto prazo (três e nove meses). O objectivo é conseguir, ao todo, 2500 a 3000 milhões de euros.

No mercado secundário, onde são revendidos entre investidores privados os títulos de dívida dos Estados, as taxas de juro de Espanha estavam a recuar nos principais prazos, numa tendência idêntica aos juros das dívidas de Portugal, Irlanda ou Grécia.

No prazo de referência (títulos a dez anos), o juro das obrigações espanholas recuou para 2,194% (na sexta-feira a taxa foi de 2,229%).

Sugerir correcção
Comentar