O Tesouro espanhol conseguiu vender esta quinta-feira um total de 3,88 mil milhões de euros em obrigações a médio e longo prazo a juros mais baixos.
O resultado do leilão de dívida pública superou as expectativas do Tesouro espanhol, que esperava um tecto máximo na ordem dos 3,5 mil milhões de euros na emissão de hoje de obrigações de três, cinco e nove anos.
A par do leilão público de dívida, o Estado espanhol vendeu 3,27 mil milhões de euros, com prazo de cinco anos, por ajuste directo com investidores privados, segundo os dados publicados no jornal oficial do Tesouro. A AFP cita o Dow Jones Newswires, que avança que houve apenas um investidor privado a toda a linha: o fundo de pensões do Estado espanhol.
No leilão público, os juros baixaram nos três prazos. A três anos, a taxa de juro baixou de 3,66% para 3,61%, a cinco anos de 4,76% para 4,47% e, a nove anos, o Tesouro vai pagar 5,51%, menos do que os 5,54% do último leilão.
Ficam assim cobertas todas as necessidades de financiamento para 2012 do Estado espanhol. De acordo com o jornal espanhol Cinco Días, os analistas vêm o financiamento de quinta-feira como um bom passo para que o Estado espanhol consiga financiar-se com boas condições em 2013.

Comentários