ESFG vende participação no banco BEST ao Banco Espírito Santo

Alienação acontece numa altura em que o grupo Espírito Santo está a reorganizar os seus negócios.

Foto
Ricardo Salgado foi afastado do BES pelo Banco de Portugal em Junho Nuno Ferreira Santos

O Espírito Santo Financial Group (ESFG) alienou a participação de 9% que detinha no Banco BEST, por um valor aproximado de 12 milhões de euros, deixando de ter qualquer participação na instituição digital. A venda foi feita ao Banco Espírito Santo (BES), e acontece numa altura em que a família Espírito Santo está a realizar uma profunda reorganização das suas participações, por imposição do Banco de Portugal (BdP).

Em comunicado enviado esta quarta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o BES adianta ainda que adquiriu à Espírito Santo Tech Ventures, empresa que consolida integralmente, uma participação de 33,97% do mesmo banco.

Com estas duas aquisições, o BES passou a deter 75%  do Banco Electrónico de Serviço Total  (BEST). O restante capital é detido pelo dinamarquês Saxo Bank.

A restruturação imposta pelo BdP implica a separação dos negócios financeiros dos não financeiros.

As operações em curso põem fim ao modelo accionista que tem vigorado desde 1992, de controlo do grupo em cascata.

O BdP vai supervisionar apenas o BES e não a sua holding, a ESFG, que não detém depósito, nem clientes.

No âmbito da reorganização em curso, a Rioforte (que concentra hoje os activos não financeiros) vai assumir-se como a holding central da família, passando a integrar também a parte financeira - a ESFG, que concentra as participações no BES, no BES Investimento e na seguradora Tranquilidade.

Sugerir correcção
Comentar