Encomendas à indústria alemã crescem acima do esperado

O aumento de encomendas às fábricas em Fevereiro sinaliza maior robustez da principal economia europeia.

Foto
Recuperação na Zona Euro está a ajudar as exportações alemãs

O número de encomendas às fábricas alemãs cresceu 0,6% em Fevereiro, depois de um crescimento revisto de 0,1% em Janeiro, revelou esta sexta-feira o instituto estatístico alemão FSO. Os dados de Fevereiro saíram acima da média das estimativas de vários analistas contactados pela Bloomberg, que antecipavam um crescimento de apenas 0,2%.

“A economia alemã está no bom caminho. O início de 2014 deverá ter sido bastante melhor que o final de 2013”, disse o economista do Deutsche Postbank Thilo Heidrich. "Antecipamos uma recuperação alargada na zona euro, da qual a Alemanha, com o seu grande sector exportador, deverá beneficiar", acrescentou o especialista, citado pela Bloomberg.

Em Fevereiro, as encomendas à indústria provenientes do mercado alemão caíram 1,2% face a Janeiro, mas as encomendas do exterior subiram 0,2%. A recuperação fez-se com o crescimento de encomendas originárias dos estados da UE, que cresceram 5,9% e compensaram o declínio de 3,1% dos pedidos feitos fora do espaço comunitário.

Segundo dados recentes do Bundesbak, o crescimento da economia alemã reforçou-se “substancialmente” no primeiro trimestre, ajudado pela recuperação na zona euro e pelo Inverno ameno, que permitiu algum impulso ao sector da construção. Ainda assim, a queda do índice de confiança dos empresários alemães e a evolução débil de alguns indicadores nos sectores da indústria e dos serviços mostram que as dificuldades não estão ultrapassadas.

O abrandamento económico da China e o escalar das tensões entre a União Europeia e a Rússia devido à situação na Crimeia são algumas das preocupações dos empresários alemães.

Sugerir correcção
Comentar