Empréstimo do Estado ao BCP custará 250 milhões de euros este ano

Foto
Rita Baleia

O BCP pagou, em 2012, 128 milhões de euros pelo empréstimo obrigacionista que o Estado concedeu ao banco com vista à sua recapitalização, valor que ascenderá a 250 milhões este ano, disse no Parlamento o presidente do banco, Nuno Amado.

O Estado subscreveu, o ano passado, 3000 milhões de euros de instrumentos de capital contingente do BCP (as chamadas CoCo bonds), tendo o banco ainda levado a cabo um aumento de capital de 500 milhões de euros através de accionistas privados.

Devido à recapitalização pública, em 2012, o BCP pagou 128 milhões de euros em juros das CoCo bonds, a que se somaram outros valores pagos ao Estado por outras operações relacionadas com o mesmo processo e ainda a contribuição extraordinárias sobre a banca, no total de “250 milhões de euros a favor do Orçamento do Estado”, disse Nuno Amado na Comissão de Orçamento e Finanças, no âmbito de várias audições sobre a recapitalização dos bancos com dinheiros públicos.

Amado disse ainda que, este ano, a factura a apresentar pelo Estado ao banco referente apenas aos juros das CoCo bonds será de 250 milhões de euros.
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar