Empresas nacionais acumulam 5900 milhões de dívidas incobráveis

Estudo mostra que dívidas aumentaram 8% e representam 3,9% das vendas, quando a média é de 3%.

Foto
Em termos globais, as dívidas incobráveis cresceram 7% nos 31 países David Clifford/Arquivo

As empresas nacionais acumulam 5,9 mil milhões de euros de dívidas incobráveis, o que significa um aumento de 8% face a 2012. Os valores devidos por consumidores, clientes e pelo próprio Estado representam agora 3,9% da facturação gerada.

De acordo com um estudo divulgado nesta quarta-feira pela Intrum Justitia, consultora europeia de serviços de gestão de crédito e cobranças, Portugal ficou acima da média dos 31 países analisados, que se fixou em 3% este ano.

Em termos globais, as dívidas incobráveis cresceram 7% nestes países para um total de 350 mil milhões de euros. Os maiores volumes de incobráveis face às vendas pertencem à Grécia (9,9%), à Bulgária (7,0%) e à Roménia (6,1%). E apenas quatro países registaram uma diminuição do nível das dívidas: Dinamarca, Finlândia, Islândia e Suécia.

“Em mais de metade dos países analisados houve um aumento dos riscos de pagamento e um terço dos países, onde se inclui Portugal, apresenta um perfil de risco que obriga a uma intervenção urgente”, refere o estudo da consultora, que teve por base informações de 10.000 empresas.

Na Grécia, o índice de risco (cujo máximo é 200 pontos) alcançou os 195, ao contrário da Finlândia, que tem o nível de risco mais baixo de todos os 31 países: 125 pontos. Já em Portugal, o índice de risco para Portugal fixou-se em 190.
 
 

Sugerir correcção
Comentar