Empresas estão a procurar mais trabalhadores para funções comerciais

Exportações impulsionam aumento do recrutamento para tarefas especializadas no primeiro semestre.

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Governo quer mais eficiência para atrair investimento e aumentar exportações Paulo Ricca

O recrutamento para funções em áreas comerciais e ligadas à exportação aumentou no primeiro semestre, a julgar pelos resultados da Michael Page, empresa que recruta e selecciona quadros médios e superiores.

A consultora registou um crescimento de 47% da facturação na sua divisão dedicada aos perfis comerciais e o número de processos de recrutamento subiu 14% nos primeiros seis meses do ano, em comparação com o mesmo período de 2013.

A Michael Page sublinha que estes são os “primeiro indicadores” de uma “progressiva recuperação e expansão dos mercados”. Com o consumo interno a retrair, as empresas passaram a olhar para exterior e estão a reforçar a equipa dedicada às exportações. Europa de Leste, África do Norte, África Subsariana e América Latina são algumas das regiões com maior procura. “As empresas clientes têm particular interesse neste tipo de perfil, pois procuram aproveitar as diferentes oportunidades que os novos canais de venda proporcionam. Esta tendência reflectiu-se, durante o primeiro semestre de 2014, num crescimento de 14% do total de processos” da divisão de recrutamento de funções comerciais e de marketing, diz Nuno Troni, responsável por esta área.

Dominar várias línguas, sobretudo, o inglês e o francês, preparar formas de distribuição rentáveis e conseguir iniciar a expansão em novos mercados são algumas das competências pedidas. Do total dos processos de recrutamento, apenas 10% pediam um trabalhador sem experiência prévia no sector em causa.

A maior parte das oportunidades de emprego surgiram na área de grande consumo e retalho (24%). Seguem-se os serviços (20,4% dos pedidos) e a indústria.

A consultora adianta que em termos médios o nível salarial fixo anual ronda os 40 mil a 50 mil euros mas a componente variável está a ganhar mais importância, com 98% das ofertas de emprego a incluírem este tipo de retribuição, que depende de objectivos como vendas ou conquista de novos clientes. “Para os perfis comerciais de exportação, a componente variável pode representar um aumento de 15 a 40% do salário, consoante os objectivos atingidos”, diz a empresa.

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