Empresas do PSI20 em reuniões com investidores em Nova Iorque

O secretário de Estado das Finanças português, Manuel Rodrigues, tocou o sino da Bolsa de Nova Iorque, marcando o início da sessão e de cerca de 150 reuniões entre investidores americanos e empresas portuguesas.

A cerimónia está integrada nos Pan European Days, uma iniciativa da Euronext Lisbon e do BES Investimento em que participam 12 empresas do PSI20 (principal índice da Bolsa de Lisboa) e vários representantes do Estado português, a par de outros das bolsas de França, Bélgica e Holanda.

No balcão da praça financeira norte-americana estava também o presidente do BES Investimento, José Maria Ricciardi, os presidentes executivos de algumas empresas do PSI20 e o presidente da Euronext Lisbon, Luis Laginha de Sousa.

Na cerimónia, Laginha de Sousa disse que a iniciativa “é uma oportunidade de mostrar aspectos que vão além dos temas que fazem os headlines [títulos] das notícias” e que tem percebido uma mudança na atitude dos mercados em relação a Portugal e às empresas nacionais.

“[Há um ano] o tema dominante nas conversas com investidores eram os factores externos às empresas que tinham a ver com a situação de Portugal e a possível saída do euro. Agora há uma atenção ao que é específico de cada empresa”, declarou, defendendo que isto “revela o caminho que o país tem estado a fazer”.

Por seu turno, o presidente executivo da ZON, Rodrigo Costa, disse que, “sem qualquer dúvida, quem está em Nova Iorque todos os trimestres vê a evolução da opinião dos investidores.”

“Há um maior conhecimento em relação à economia portuguesa”, considerou.

Entre 10% e 15% dos investidores da ZON são do mercado americano, pelo que a iniciativa dos Pan European Days é bem recebida pela empresa. “Acaba por trazer, de uma forma muito sólida e muito transparente, uma mensagem de confiança muito grande”, referiu, sublinhando que “os painéis com pessoas com ideias completamente diferentes, incluindo analistas que são conhecidos por serem críticos em relação à situação europeia, deu uma grande credibilidade ao evento”. 

Comentários

Comentar

Inicie sessão ou registe-se gratuitamente para assinar os comentários.

Caracteres restantes:

Nos Blogues