Na sequência do aumento de capital, a Caixa Geral de Depósitos (CGD) deixou de ser accionista de referência do BCP, a holding luso-angolana InterOceânico assumiu uma posição qualificada de 2,089% e a Teixeira Duarte baixou a sua participação para 2,29%. José Estêvão Neves, empresário da Madeira, torna-se no terceiro maior accionista do banco, com 3,21%.
O BCP informou, num comunicado onde refere as alterações de participações qualificadas, que o grupo madeirense Estêvão Neves passou a deter 3,21% do banco, assumindo assim a terceira maior posição accionista a seguir à Sonangol e ao banco Sabadell.
A petrolífera angolana manterá a sua posição accionista, de 11,03%, tal como o banco espanhol, 3,97%, Joe Berardo, 3,07%, e a EDP, 2,99%.
Já a CGD baixou a sua posição accionista de 2,99% para 1,172%, abaixo do limite de 2% a partir do qual os investimentos bolsistas terão de ser comunicados ao mercado. A CGD tinha em Julho de 2012 2,96% do BCP.
A posição accionista de José Estêvão Neves surge através da holding Estêvão Neves SGPS (2,12%), da Enotel (0,91%) e a título pessoal (0,18%). O empresário, que tem negócios na hotelaria, é também accionista de referência da Zon, desde Fevereiro de 2011, com 2,94%.
De acordo com um artigo do Diário de Notícias da Madeira, publicado no final de Setembro, José Estêvão Neves começou a trabalhar no escritório da empresa de construção João Augusto Sousa & Filhos com apenas 13 anos de idade, ao mesmo tempo que estudava à noite na Escola Industrial e Comercial do Funchal. Em 1982, segundo o mesmo jornal, montou uma empresa de distribuição alimentar, “sendo pioneiro na instalação dos estabelecimentos de cash & carry (distribuição grossista), no arquipélago, em 1988”.
Sete anos depois, encetou um acordo com a Sonae (grupo dono do PÚBLICO) para a instalação dos primeiras lojas Modelo na Madeira. Em 2001, também associado à Sonae, inaugurou o Madeira Shopping, que, segundo este jornal, foi o primeiro centro comercial das Regiões Autónomas. Já em 2006, Estêvão Neves vendeu o negócio de hipermercados e supermercados à Sonae, apostando na hotelaria.
Nessa altura, era já o proprietário do Hotel Quinta do Sol, no Funchal. De acordo com o Diário de Notícias da Madeira, Estêvão Neves, através da Enotel - Hotéis & Resorts detém hoje "cinco hotéis de propriedade própria, na ilha da Madeira e no Estado de Pernambuco, no Brasil”, país onde tem investido. Em 2001, o então Presidente da República, Jorge Sampaio, atribuiu-lhe a comenda da Ordem do Mérito Industrial.
Notícia actualizada às 19h39
Acrescenta informação sobre José Estêvão Neves

Comentários