Empresa luso-chinesa investe 13 milhões e cria 86 empregos de raiz

A 360 Steel Materials faz parte de uma lista de 12 investimentos que totalizam 185 milhões e geram 401 postos de trabalho.

Foto
Paulo Portas apresentou uma nova lista de investimentos Miguel Manso

Entre os doze investimentos de empresas que o vice-primeiro ministro, Paulo Portas, apresentou esta segunda-feira, avaliados em 185 milhões de euros, apenas um deles é um projecto para criar uma nova unidade industrial de raiz, o da 360 Steel Materials. Criada em Abril do ano passado, em Íhavo (distrito de Aveiro), a empresa tem como principais accionistas a Metal Rolo, SGPS, de Braga, e a Zhejiang Huadong Aço Group.

Os investidores chineses, de acordo com os dados societários da empresa, entraram no capital da 360 Steel Materials pouco tempo após a sua fundação. Por essa altura, o capital foi aumentado em meio milhão de euros para 750 mil euros. 

De acordo com os dados apresentados pelo vice-primeiro-ministro, numa cerimónia oficial, a 360 Steel Materials vai investir 13 milhões de euros e criar 86 postos de trabalho em Ílhavo,ligados ao tratamento e revestimento de metais. Em Novembro do ano passado, a Câmara de Vagos afirmava que a empresa planeava edificar uma unidade fabril de chapa de aço lacada no parque empresial de Soza, que, graças a este novo investimento, fica desde já assegurada. A linha de aço lacado alcançará uma capacidade de produção de 120 mil toneladas por ano, prevendo-se que facture, num ano cruzeiro, cerca de 80 milhões de euros, informou esta terça-feira o IAPMEI. 

Os outros onze investimentos, ligados a dois institutos públicos, a AICEP e o IAPMEI, são reforços de  negócios já existentes. Entre eles está o da Portucel, que já tinha sido anunciado pelo Governo em Novembro de 2013.

Em comunicado ao regulador do mercado de capitais, o grupo afirmou que o investimento a fazer pela Celulose de Cacia visa a “expansão de capacidade da fábrica de pasta”. O Governo não adiantou o montante dos benefícios fiscais que irá conceder às empresas, mas, no caso da Portucel, o grupo adiantou  que os apoios aprovados em Conselho de Ministros de quinta-feira passada são de 11,3 milhões de euros de “incentivo financeiro reembolsável” e de 6,7 milhões de euros de incentivo fiscal”.

O contrato inclui “um prémio de realização, que corresponde à conversão do incentivo reembolsável atribuído, em incentivo não reembolsável, até ao limite de 75%, mediante o cumprimento de objectivos contratuais”, informou a Portucel, que tem até 30 de Junho do ano que vem para realizar o investimento.

De todos os projectos, o da Portucel é o mais expressivo, no valor de 56,3 milhões de euros (quase um terço do total). Já em termos de criação de empregos os que mais se destacam, além da 360 Steel Materials, são o da Sodecia, uma metalúrgica da Guarda (que vai aplicar 5,4 milhões), com 81 novos empregos, e a Borgwarner Emission. Esta sociedade de componentes para automóveis vai investir 23,4 milhões de euros e criar 80 postos de trabalho. Na lista apresentada estão ainda a Borgstena Textille Portugal, Europac, Font Salem, Poliprogical, Visteon Portuguesa, Wuhan Industries, Indasa e Polivouga.

Para Paulo Portas, os doze investimentos anunciados constituem-se em “doze razões para acreditar no nosso país”, e “em doze apostas na economia portuguesa e na criação de emprego”. O governante destacou o papel importante da indústria como factor de inovação nacional, reiterando que é “neste momento de ciclo económico” que Portugal precisa de investir para incentivar ao crescimento da economia.

Sugerir correcção
Comentar