Grupo japonês compra participação de 22,5% em empresa da Galp

A japonesa Marubeni Corporation comprou uma participação na principal distribuidora de gás natural em Portugal. Galp afirma que o negócio irá potenciar o crescimento da empresa.

Foto
Transição deverá ser concluída apenas no último trimestre do ano Rui Gaudêncio

A Galp assinou nesta quinta-feira uma parceria a longo prazo com um grupo de investidores liderados pela Marubeni Corporation, uma multinacional japonesa que irá ser parceira no negócio de infra-estruturas reguladas de gás natural da Galp. De acordo com o comunicado enviado à CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários), a empresa japonesa deverá proceder à aquisição de 22,5% do capital social da Galp Gás Natural Distribuição por 138 milhões de euros. Um dos pontos do acordo determina, sem especificar, “a partilha de determinados direitos no governo desta sociedade”.

Segundo o mesmo documento, a Galp sublinha que a parceria “reflecte a natureza do negócio de infra-estruturas reguladas e o ambiente historicamente baixo das taxas de juro”irá permitir à petrolífera “cristalizar valor e potenciar as suas opções estratégicas de crescimento”.

A empresa japonesa, fundada em 1858, detém várias representações no sector da energia, transportes, infra-estruturas, têxtil, navegação ou alimentação e está presente em Portugal desde 2013, nos sectores de geração eléctrica e nos serviços de água e saneamento. Em 2014 a empresa japonesa comprou, juntamente com a Innovation Network Corp. of Japan, a totalidade da AGS, empresa que detém em Portugal participações em 11 concessões de gestão de águas. Com este novo investimento reforça assim a sua presença em território lusitano.

O acordo assinado nesta quinta-feira está ainda sujeito a uma aprovação regulatória, pelo que a conclusão da operação não deverá acontecer antes do último trimestre deste ano.

Antes disso, a Galp Gás Natural Distribuição conta “financiar-se autonomamente de forma a reembolsar os empréstimos accionistas existentes actualmente, de 568 milhões de euros, resultando num encaixe financeiro para a Galp de 700 milhões de euros".

“Após a conclusão, a Galp deixará de consolidar integralmente a Galp Gás Natural Distribuição nas contas do Grupo”, pode ler-se no documento. O Merrill Lynch foi o assessor financeiro da Galp neste processo, informou a empresa.

Sugerir correcção
Comentar