Empresa do GES investe em projecto energético de 83 milhões no Brasil

Parte do gás natural usado pela Dow será substituído por energia limpa.

Foto
Projecto consiste numa unidade de cogeração de vapor e energia gerados a partir de biomassa de eucalipto Daniel Rocha

A ERB -- Energias Renováveis do Brasil, detida pela Rioforte, inaugurou uma unidade produtora de energia renovável no Brasil que diz ser "única a nível mundial", num investimento de 83 milhões de euros responsável por 1300 empregos.

Desenvolvido em parceria pela ERB e pela Dow Brasil, o projecto consiste numa unidade de cogeração de vapor e energia gerados a partir de biomassa de eucalipto, referem os promotores em comunicado.

Descrito como "pioneiro no sector petroquímico", trata-se do primeiro projecto da ERB a entrar em funcionamento no Brasil e abastecerá com energia limpa a maior unidade da Dow naquele país, localizada em Candeias (Estado da Bahia), substituindo parte do gás natural utilizado actualmente pelo complexo fabril.

"Com o projecto, a Dow substituirá 150 mil metros cúbicos diários de gás natural", adiantam os promotores, esclarecendo que a nova unidade tem capacidade para produção anual de 1,08 milhões de toneladas de vapor industrial e de 108 mil MWh de energia eléctrica.

Anualmente, serão substituídos 83 milhões de metros cúbicos de gás natural, estimando-se que deixem de ser lançadas na atmosfera 169 mil toneladas de dióxido de carbono (menos 33%), com consequente redução das emissões de gases de efeito estufa.

Implicando um investimento na ordem dos 83 milhões de euros (265 milhões de reais), o projecto será responsável pela criação de 1300 empregos directos e de 3.400 indirectos nas áreas industrial e florestal.

O contrato assinado entre ERB e a Dow prevê o fornecimento de vapor e energia ao longo de 18 anos, com recurso a biomassa de eucalipto de reflorestamento, num total de 10,4 mil hectares de madeira originária de fazendas próprias da ERB e de parcerias que a empresa estabeleceu com produtores rurais de municípios do litoral norte da Bahia.

O projecto permitirá ainda a cogeração de 12 MW de energia (suficiente para as necessidades de consumo mensal de 56 mil casas), que será comercializada através da rede eléctrica da Bahia.

Paralelamente, a ERB diz estar a desenvolver um projecto sócio-ambiental destinado às comunidades rurais localizadas nas mediações da área envolvente.

A ERB foi fundada em 2010 pelos empresários Emílio Rietmann e Paulo Vasconcellos, com mais de 90% do capital aportado em parceria pela Rioforte, do Grupo Espírito Santo (GES), e pelo Fundo de Infra-estruturas do FGTS (Caixa Económica Federal) , mas actualmente a sua estrutura accionista inclui vários outros investidores institucionais, entre os quais o BNDES (Brasil) e a DEG (subsidiária do Banco de Fomento Alemão KfW e parceira da Rioforte noutros empreendimentos).

Para o presidente da comissão executiva da Rioforte, João Pena, "a inauguração desta primeira unidade produtora de energia 100% verde é um passo decisivo para a afirmação da ERB" que, "em poucos anos, passou de uma pequena startup para uma empresa única a nível mundial, com uma forte carteira de projectos em curso no Brasil e que possui todas as condições para uma cotação em bolsa a breve prazo " .

A Rioforte é uma sociedade de investimentos do Grupo Espírito Santo com activos não financeiros distribuídos por Portugal, Espanha, Brasil, Paraguai, Angola e Moçambique, entre outros países, nos sectores imobiliário, energia, turismo, saúde e agro-pecuária.

Fundada em 2008, a ERB -- Energias Renováveis do Brasil -- assume-se como uma referência na geração de energia de biomassa, projectando, construindo e operando plantas de cogeração de energia (vapor e electricidade) e garantindo, através da produção própria de biomassa, segurança no abastecimento e redução nos custos de energia e nas emissões de carbono.

Sugerir correcção
Comentar