Eleições para sindicato dos pilotos vão a segunda volta

Listas de Carlos Damásio e de David Paes foram as mais votadas. Novo acto eleitoral realiza-se entre 20 a 24 de Julho.

Foto
Greve de Maio precipitou renúncia do anterior presidente Daniel Rocha

As eleições para o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), que foram precipitadas pela renúncia do anterior presidente, vão a segunda volta, depois de os resultados, conhecidos na sexta-feira à noite, terem revelado que nenhuma das listas conseguiu mais de metade dos votos, como exigem os estatutos.

De acordo com informação a que o PÚBLICO teve acesso, as duas listas mais votadas, a liderada por Carlos Damásio (F) e a encabeçada por David Paes (A), receberam a maioria dos votos: 46 e 40%, respectivamente. A lista P, de Daniel Paula, ficou-se pelos 14%.

As eleições contaram com a adesão de 746 votantes, mas houve 17 votos em branco e 12 considerados nulos. Os candidatos mais votados vão agora à segunda volta, estando o novo acto eleitoral agendado para o período entre 20 e 24 de Julho. Só neste último dia serão conhecidos os resultados.

A tomada de posse dos novos órgãos sociais do SPAC está agendada para 31 de Julho, salvo se houver impugnação do acto eleitoral. Caso tal não aconteça, o início do mandato ocorrerá a 3 de Agosto.

A anterior direcção do sindicato estava em funções há poucos meses, mas cessou funções após a renúncia do presidente, Manuel Santos Cardoso. Uma decisão que esteve associada à greve de dez dias convocada em Maio pelo SPAC. Apesar de ter causado prejuízos que a TAP estima em 35 milhões de euros, os protestos destacaram-se pela fraca adesão dos pilotos.

Sugerir correcção
Comentar