Electricidade sobe 2,8% em Janeiro para a maioria dos consumidores

Aumento abrange cerca de 5,6 milhões de consumidores domésticos. Numa factura mensal de 46,5 euros, o agravamento equivale a 1,24 euros.

Foto
ENRIC VIVES-RUBIO

Os preços da electricidade vão aumentar 2,8% a 1 de Janeiro de 2013 para a maioria dos consumidores domésticos em baixa tensão normal. A nova tarifa é transitória – em Abril poderá haver um novo aumento – e aplica-se a quem continua no mercado regulado, ou seja, aos consumidores que ainda não escolheram um fornecedor de energia do mercado liberalizado.

O agravamento foi fixado nesta sexta-feira pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), depois de ouvido o Conselho Consultivo deste regulador e abrangerá cerca de 5,6 milhões de consumidores.

Para quem paga, em média, 46,5 euros de electricidade por mês, o aumento da tarifa é de 1,24 euros.

O mercado de electricidade (e o do gás) está em fase de transição – deixará de haver tarifa regulada, passando o mercado ser liberalizado. Nesta fase transitória, em que os consumidores escolhem um fornecedor de electricidade no mercado concorrencial, continuará a haver tarifas reguladas (até ao final de 2014).

Neste período, e ao contrário do que acontecia até aqui, a tarifa passa a ter um carácter transitório e passa a ser revista a cada três meses. A tarifa que entra em vigor no primeiro dia de Janeiro dura, por isso, até ao final de Março, podendo haver um novo aumento do preço da electricidade.

No Conselho Tarifário, um órgão consultivo, estão representadas entidades do sector eléctrico, empresas de produção e distribuição e consumidores industriais e domésticos.

Sugerir correcção
Comentar