Egipto angaria 7000 milhões de euros para lançar novo canal do Suez

Banco central recebeu 2,1 milhões de pedidos de compra de certificados de investimento.

Foto
O novo canal do Suez terá um comprimento estimado de 72 quilómetros Stringer/Reuters

O Egipto conseguiu angariar mais de 7000 milhões de euros com a venda de certificados de investimento emitidos para garantir o financiamento do novo projecto de ampliação do canal do Suez.

De acordo com os órgãos de informação locais, citados pela agência espanhola Efe, o presidente do Banco Central do Egipto, Hisham Ramez, destacou que bastaram oito dias para alcançar esta verba, quando as estimativas apontavam para que fosse preciso esperar um mês e meio até ser alcançado o valor necessário.

Houve, segundo disse, 2,1 milhões de pedidos de compra desses certificados, sendo que a cobertura do financiamento do projecto superou em 435 milhões de euros o valor necessário, e acrescentou que esta operação financeira marcou o primeiro contacto de muitos cidadãos com o sistema bancário.

No princípio de Agosto, o presidente egípcio, Abdelfatah al Sisi, apresentou o projecto para construir um canal paralelo ao do Suez, debaixo da supervisão do Exército e financiado pelos investidores locais.

O novo canal do Suez, que será construído paralelo ao actual, terá um comprimento estimado de 72 quilómetros, e custará 6,5 mil milhões de euros, dos quais cerca de 3,1 mil milhões serão para trabalhos de escavação, que deverão envolver um total de 25 empresas.

Notícia corrigida às 16h17:
Rectificada a referência ao comprimento do novo canal do Suez.

Sugerir correcção
Comentar