EDP promove empreendedorismo em Trás-os-Montes

Desde 2010, surgiram 64 novas pequenas empresas na região da barragem do Baixo Sabor e criaram-se 104 empregos, diz a empresa.

Foto
Iniciativa reúne a EDP e cinco autarquias transmontanas Foto: Joana Freitas (arquivo)

O programa de empreendedorismo da EDP para a região abrangida pela barragem do Baixo Sabor deu formação a vinte novos empreendedores. A empresa revelou que a edição de 2014 do Prémio EDP Empreendedor Sustentável encerrou-se esta sexta-feira, com a atribuição de prémios monetários aos 11 melhores projectos empresariais.

Das duas 22 ideias de negócio trabalhadas nas sessões de formação e consultoria realizadas sob orientação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro a maior parte resultará na criação de empresas, diz a EDP, que financia o programa.

Segundo a empresa, desde 2010 (quando começou o programa de empreendedorismo) na região abrangida pela barragem do Baixo Sabor surgiram 64 novas empresas, que deram origem a 104 empregos e mobilizaram 3,8 milhões de euros de investimento.

A iniciativa organizada em parceria com as autarquias de Alfandega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mogadouro e Torre de Moncorvo, “pretende responder a uma das principais preocupações manifestadas pela população da região: a criação de emprego”, refere a EDP.

A exploração do potencial dos recursos naturais e culturais da região, bem como a prestação de serviços de proximidade, têm sido as áreas procuradas pelos empreendedores. Entre as ideias apresentadas em 2014 contam-se a instalação de unidades de turismo rural e a produção e comercialização de cogumelos, de micro ervas, de produtos biológicos, pão tradicional ou óleos de amêndoas doces.

Na lista constam ainda projectos de restauração, uma lavandaria, uma escola de croché, uma oficina de calçado artesanal, um minimercado e até um parque temático dedicado à história dos Três Porquinhos, revela a EDP.

 

 

Sugerir correcção
Comentar