EDP lança programa de eficiência energética para empresas

Novo programa irá contar com 20 milhões da EDP, alavancados por linhas de crédito do BPI Joana Freitas/Arquivo

O novo programa de eficiência energética lançado hoje pela EDP deverá chegar, neste primeira fase, a entre 100 a 200 empresas, acredita o presidente executivo da eléctrica portuguesa, António Mexia.

Intitulado Save to Compete, este programa conta para já com parcerias da EDP com a CIP-Associação Empresarial de Portugal e com o BPI, de acordo com a apresentação que foi hoje feita no Museu da Electricidade, em Lisboa.

A confederação de associações empresariais irá servir de “ponte” para com as empresas e as associações sectoriais e o banco português é o primeiro a apoiar financeiramente os projectos, através de três linhas de crédito.

O objectivo é ajudar as empresas com mais potencial de redução dos custos energéticos a aplicarem um programa de eficiência a esse nível, prevendo-se que o investimento necessário seja pago através da factura de electricidade não havendo assim necessidade de pagamentos directos.

Está previsto que num primeiro momento os custos da empresa com electricidade se reduzam de imediato, mas uma parte da poupança irá para pagar o financiamento que foi necessário, num período que dura em média cinco anos. Quanto termina essa fase, a redução da factura passa a ser significativa, sublinhou António Mexia.

O programa será gerido pela EDP Comercial (responsável pela venda de electricidade no mercado livre) e conta com 20 milhões de euros da parte do grupo EDP, sendo alavancado ainda pelo BPI, para já, e por outras instituições financeiras. O objectivo é disponibilizar um total de 100 milhões de euros.

“Se esta primeira fase ficar concluída com sucesso, queremos repetir novamente com mais 20 milhões de euros”, indicou o presidente executivo da eléctrica.

O próximo passo está nas mãos da CIP, que irá organizar sessões com diferentes associações empresariais sobre este novo programa.

No entanto, para já as empresas interessadas poderão também ir ao site (www.savetocompete.com) e inscreverem-se, disponibilizando alguns dados sobre o seu consumo energético. Segue-se uma avaliação da parte da EDP, realizada de forma gratuita.

Consoante os resultados, se se verificar que há um grande potencial para diminuição dos custos, serão contactadas para uma auditoria energética e para avançarem com um projecto integrado de eficiência energética.

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.

Nos Blogues