O empresário Edmund Ho está em Portugal até quarta-feira, com uma comitiva de três dezenas de empresários chineses e macaenses, ligados aos sectores da agricultura, ambiente e água, com o objectivo de promover relações económicas entre os países.
O vice-presidente da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês e antigo Chefe do Executivo da Região Administrativa Especial de Macau tem como missão “promover o investimento chinês em países de língua portuguesa”, adiantou uma fonte ligada à comitiva, que hoje promoveu um encontro com empresários e outras personalidades portuguesas.
Segundo a mesma fonte, a comitiva, que chegou a Portugal no domingo, integra 30 empresários macaenses e chineses, ligados aos sectores da agricultura, protecção ambiental e água, tendo na agenda vários encontros de negócios.
Esta missão acontece um mês depois da entrada da China Three Gorges na EDP, com a aquisição de uma participação pública de 21,35%, e duas semanas após a empresa chinesa State Grid ter concretizado a compra de 15% da REN - Redes Energéticas Nacionais.
Na quarta-feira, cerca de 15 empresários partem para Luanda para uma visita com o objectivo de estreitar relações económicas com o mercado angolano.
No mesmo âmbito, Edmund Ho, que liderou os destinos do Governo de Macau 1999, data da transferência da administração portuguesa para a China, até 20 de Dezembro de 2009, realizou há um ano uma missão política e empresarial de Macau e da China a Timor-Leste e Singapura.

Comentários